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Título: Relação da força da marca institucional com receita de empresas : efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor
Autor(es): Roure, Patricia Sá de
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Marca registrada
Marketing
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 11-Jul-2011
Data de publicação: 4-Out-2011
Referência: ROURE, Patricia Sá de. Relação da força da marca institucional com receita de empresas: efeito das percepções de estratégias de marketing pelo consumidor. 2011. 75 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O desempenho de uma marca é fruto de estratégias da empresa para se apresentar ao mercado visando atrair e manter consumidores. Essas estratégias geralmente têm como objetivo reforçar a marca institucional e torná-la muito conhecida e percebida como sendo de qualidade, o que poderá impactar nos resultados financeiros da empresa. Este trabalho busca relacionar a receita de empresas com o conhecimento e a percepção de qualidade da marca como mecanismo de avaliação da força institucional. Para isso, foi realizada uma pesquisa correlacional com base na relação das percepções dos consumidores em relação a estratégias de marketing e a força da marca de empresas, e desta com a receita de empresas. A amostra utilizada foi de 30 empresas com dados obtidos do ano de 2009 e de 197 questionários aplicados a consumidores sobre essas 30 empresas. Os resultados encontrados confirmam que há relação entre a percepção das estratégias pelos consumidores com a força da marca, podendo esta ser positiva ou negativa. Quanto à receita de empresas, a força da marca é um meio de explicá-la e contribui positivamente no seu desempenho. Dessa forma, empresas podem tomar decisões com base na previsão de competitividade por meio das percepções dos consumidores que permite prever a força da marca e seus resultados financeiros.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2037
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