Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20376
Título: | Análise da atividade física e hábitos alimentares na educação física infantil : Escola Balão Mágico em Uruana de Minas-MG |
Autor(es): | Rocha, Romário Paula |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Sedentarismo Obesidade em crianças Educação física para crianças |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 9-Jul-2018 |
Referência: | ROCHA, Romário Paula. Análise da atividade física e hábitos alimentares na educação física infantil: Escola Balão Mágico em Uruana de Minas-MG. 2017. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2017. |
Resumo: | Esse trabalho busca compreender por meio de uma revisão bibliográfica e de uma
pesquisa de campo com os pais de alunos da escola Municipal Infantil Balão Mágico
situada na Cidade de Uruana de Minas MG, de que forma eles atentam para o tema
em questão, atividade física e hábitos alimentares na educação física infantil. Tendo
como objetivos destacar a importância da família no processo de construção de
hábitos saudáveis das crianças, a nível psicológico e motor, verificar ate que ponto a
família pode intervir e modificar o contexto, diminuindo a sobrecarga exercida sobre
a escola no controle da situação. Foi observado ainda que os pais conheçam e
consomem alimentos nocivos, o que pode estar refletindo nos filhos em termos
de má qualidade de vida, falta de atividade física relacionada ao sedentarismo e às
facilidades da vida moderna também contribuem no processo desse grupo, refletir
sobre os desafios encontrados e identificar os motivos porque eles se apresentam
se faz necessário para buscar novas alternativas no combate ao sedentarismo.
CONCLUSÃO: Após esse estudo verificamos que a praticidade para os pais se
traduz em problemas de saúde para os filhos, muitos não incentivam a prática
atividade física e ingestão de alimentos saudáveis como frutas e verduras
regularmente, as ações de educação nutricional e alimentar devem ser
permanentes. A mudança de hábitos, muitas vezes já enraizados, requer diálogo,
reflexão e vigilância constantes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.20376 |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons