Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20374
Título: | A acessibilidade da pessoa com deficiência na rede pública de ensino do município de Formoso-MG |
Autor(es): | Santana, Patrícia Moreira |
Orientador(es): | Castro, Oséias Guimarães de |
Assunto: | Acessibilidade Educação física para deficientes |
Data de apresentação: | 9-Dez-2017 |
Data de publicação: | 9-Jul-2018 |
Referência: | SANTANA, Patrícia Moreira. A acessibilidade da pessoa com deficiência na rede pública de ensino do município de Formoso-MG. 2017. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal, avaliar a acessibilidade nas escolas de
Formoso-MG e como ela se apresenta como fator facilitador ou dificultador para
indivíduos com dificuldades de locomoção nessas escolas. A metodologia de
pesquisa foi a abordagem qualitativa através de um estudo descritivo-exploratório,
através de um questionário do tipo semi-estruturado que atendia as normas do
Manual de Acessibilidade da ABNT, baseado no questionário validado por Pereira
(2013). Avaliamos 05 escolas: Escola Municipal Felintro Dias Andrade, Escola
Estadual Nossa Senhora de Abadia, Escola Municipal Lázaro Xavier Pires, Escola
Estadual Martinho Antônio Ornelas, Escola Municipal Santo Antônio. Observamos
primariamente os seguintes aspectos, tais como: 1) Entrada da escola; 2) Área de
circulação; 3) Salas de aula; 4) Banheiros; 5) Local das aulas de educação física. Os
resultados encontrados foram que nenhuma escola investigada apresenta condições
claras e plenas de receber um aluno em condição de deficiência e principalmente
receber esse aluno nas aulas de Educação Física. Óbvio é que tais alunos sejam
aceitos, porém não da maneira efetiva como realmente deveria. Apesar de todos os
diretores afirmarem que estão preparados para lidar com a diversidade, o que
percebemos é que os espaços escolares não estão adequados para essa realidade,
pois ainda existem muitas barreiras tanto arquitetônicas, quanto atitudinais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons