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dc.contributor.advisorCastro, Oséias Guimarães de-
dc.contributor.authorPereira, Jailton José-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jailton José. A percepção dos professores de Educação Física quanto à capacidade da escola na prevenção da obesidade infantil. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, ora intitulado: “A percepção dos professores de Educação Física quanto à capacidade da escola na prevenção da obesidade Infantil”, trouxe como objetivo principal perceber de que forma as aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental podem contribuir para o tratamento da obesidade dessas crianças. Tratou-se de uma pesquisa que nasceu de uma preocupação com a temática em função dos crescentes índices de obesidade infantil, principalmente nos últimos tempos, o que tem gerado uma série de questões e problemas de saúde, entre outros, que dela decorrem. Desta feita a pesquisa caracterizou pela utilização do método descritivo a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Para tanto foi aplicado um questionário com perguntas fechadas o qual foi destinado a professores de Educação Física. Para dar um valor cientifico ao pesquisado foi utilizado um aporte teórico o qual serviu como referência ao que foi discutido e analisado. Como resultado foi percebido que a questão da Obesidade Infantil trata-se de uma realidade que pode ser percebida no ambiente escolar, e que existe um trabalho, embora ainda um quanto tímido, com relação ao seu enfrentamento, principalmente no que tange ao componente curricular de Educação Física. No entanto, os efeitos são bem restritos, pois o alunado ainda não consegue incorporar com eficiência aquilo que é objetivado. Desta feita, existe um grande percurso a ser percorrido, afim de que as práticas pedagógicas de combate a Obesidade Infantil assumam caráter de eficácia. Sendo que isso só poderá acontecer em função de uma ressignificação da própria prática de cada professor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordObesidade em criançaspt_BR
dc.subject.keywordExercícios físicos para criançaspt_BR
dc.titleA percepção dos professores de Educação Física quanto à capacidade da escola na prevenção da obesidade infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-03T15:08:24Z-
dc.date.available2018-07-03T15:08:24Z-
dc.date.submitted2017-11-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20345-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present study, entitled "The perception of Physical Education teachers about the school's ability to prevent childhood obesity", has as main objective to understand how physical education classes in the initial grades of Elementary School can contribute to the treatment of obesity in these children. It was a research that was born of a concern with the theme due to the increasing rates of childhood obesity, especially in recent times, which has generated a series of issues and health problems, among others, that arise from it. This time the research was characterized by the use of the descriptive method from a quantitative-qualitative approach. For that, a questionnaire with closed questions was applied which was intended for Physical Education teachers. To give a scientific value to the researcher, a theoretical contribution was used which served as reference to what was discussed and analyzed. As a result, it was perceived that the issue of Childhood Obesity is a reality that can be perceived in the school environment, and that there is a work, although still a little timid, in relation to its confrontation, especially with regard to the curricular component of PE. However, the effects are very restricted, since the student still can not efficiently incorporate what is objectified. This time, there is a great path to be followed, so that the pedagogical practices to combat Childhood Obesity take on the character of effectiveness. Since this can only happen due to a re-signification of the practice of each teacher.pt_BR
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