Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Oséias Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Jailton José | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Jailton José. A percepção dos professores de Educação Física quanto à capacidade da escola na prevenção da obesidade infantil. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Duas Estradas-PB, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo, ora intitulado: “A percepção dos professores de Educação Física quanto à capacidade da escola na prevenção da obesidade Infantil”, trouxe como objetivo principal perceber de que forma as aulas de Educação Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental podem contribuir para o tratamento da obesidade dessas crianças. Tratou-se de uma pesquisa que nasceu de uma preocupação com a temática em função dos crescentes índices de obesidade infantil, principalmente nos últimos tempos, o que tem gerado uma série de questões e problemas de saúde, entre outros, que dela decorrem. Desta feita a pesquisa caracterizou pela utilização do método descritivo a partir de uma abordagem quanti-qualitativa. Para tanto foi aplicado um questionário com perguntas fechadas o qual foi destinado a professores de Educação Física. Para dar um valor cientifico ao pesquisado foi utilizado um aporte teórico o qual serviu como referência ao que foi discutido e analisado. Como resultado foi percebido que a questão da Obesidade Infantil trata-se de uma realidade que pode ser percebida no ambiente escolar, e que existe um trabalho, embora ainda um quanto tímido, com relação ao seu enfrentamento, principalmente no que tange ao componente curricular de Educação Física. No entanto, os efeitos são bem restritos, pois o alunado ainda não consegue incorporar com eficiência aquilo que é objetivado. Desta feita, existe um grande percurso a ser percorrido, afim de que as práticas pedagógicas de combate a Obesidade Infantil assumam caráter de eficácia. Sendo que isso só poderá acontecer em função de uma ressignificação da própria prática de cada professor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obesidade em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exercícios físicos para crianças | pt_BR |
dc.title | A percepção dos professores de Educação Física quanto à capacidade da escola na prevenção da obesidade infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-03T15:08:24Z | - |
dc.date.available | 2018-07-03T15:08:24Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-13 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20345 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study, entitled "The perception of Physical Education teachers about the school's ability to prevent childhood obesity", has as main objective to understand how physical education classes in the initial grades of Elementary School can contribute to the treatment of obesity in these children. It was a research that was born of a concern with the theme due to the increasing rates of childhood obesity, especially in recent times, which has generated a series of issues and health problems, among others, that arise from it. This time the research was characterized by the use of the descriptive method from a quantitative-qualitative approach. For that, a questionnaire with closed questions was applied which was intended for Physical Education teachers. To give a scientific value to the researcher, a theoretical contribution was used which served as reference to what was discussed and analyzed. As a result, it was perceived that the issue of Childhood Obesity is a reality that can be perceived in the school environment, and that there is a work, although still a little timid, in relation to its confrontation, especially with regard to the curricular component of PE. However, the effects are very restricted, since the student still can not efficiently incorporate what is objectified. This time, there is a great path to be followed, so that the pedagogical practices to combat Childhood Obesity take on the character of effectiveness. Since this can only happen due to a re-signification of the practice of each teacher. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|