Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanielaPatriciaBalduino_tcc.pdf789,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Evapotranspiração de referência em Brasília, DF : contribuição dos termos radiativo e aerodinâmico da equação de Penman-Monteith
Autor(es): Balduino, Daniela Patricia
Orientador(es): Maggiotto, Selma Regina
Assunto: Evapotranspiração
Meteorologia agrícola
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 28-Jun-2018
Referência: BALDUINO, Daniela Patricia. Evapotranspiração de referência em Brasília, DF: contribuição dos termos radiativo e aerodinâmico da equação de Penman-Monteith. 2017. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a dinâmica temporal (mês a mês e ano a ano) das taxas da evapotranspiração de referência estimada pela equação de PenmanMonteith (ETo), e dos seus termos aerodinâmico e radiativos. Foram utilizados dados meteorológicos de 16 anos (2000-2015) coletados na estação automática da Fazenda Água Limpa, UnB. Ao longo dos anos de estudo o período do inverno foi o que apresentou maior variação no percentual do termo radiativo e aerodinâmico, sendo que o primeiro apresentou valores mínimos e o segundo valores máximos. Apesar da variação observada, a componente radiativa foi maior para todo o período de estudo. A proporção do termo radiativo na média anual foi de 81,43% enquanto o termo aerodinâmico representou 18,57%. A ETo apresentou taxas mais altas nos meses de fevereiro, setembro e outubro, enquanto os meses de maio, junho e julho registraram os menores valores. Na avaliação das variáveis temperatura média, umidade relativa, velocidade do vento e radiação solar, foi possível observar que as maiores taxas de umidade relativa ocorreram no período chuvoso (primavera/verão) e as menores no inverno. A temperatura também apresentou comportamento semelhante. A radiação solar foi maior nos meses de fevereiro, setembro e outubro, enquanto no outono essa taxa decresceu. Ventos mais fortes ocorrem nos meses de julho a novembro e os menores valores foram registrados nos meses de março a maio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.