Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20309
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AparecidaDaPaixaoRDaSilva_tcc.pdf425,1 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Oséias Guimarães de-
dc.contributor.authorSilva, Aparecida da Paixão Rodrigues da-
dc.identifier.citationSILVA, Aparecida da Paixão Rodrigues da. Motricidade na educação escolar. 2017. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEstudos tem indicado a importância da psicomotricidade na educação infantil, contribuindo para a formação integral e harmoniosa da criança através de jogos lúdicos que promovem a inteligência e desenvolvem os aspectos motores, psi-cológicos, afetivo e social. Contudo, não se sabe como está sendo vivenciada a motricidade nas aulas de Educação Física nas séries iniciais. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é identificar se os conteúdos das aulas abordam os conceitos da psicomotricidade. Nesse sentido, utilizou-se a pesquisa descritiva e um estudo de caso, com a abordagem qualitativa e o método indutivo, por meio de pesquisa bibliográfica realizada na revisão detalhada na literatura exis-tente sobre o tema, para a coleta de dados foi utilizado o método de observa-ção com a participação das turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental em três escolas do município de Arinos-MG. Diante da pesquisa e do embasamento teórico pode-se observar a importância da educação psicomotora e quais os benefícios apresentados quando trabalhado na Educação Física escolar. Os principais resultados da pesquisa mostram que as aulas de educação Física não buscam de forma intencional o desenvolvimento da criança, assim, é fundamental ser desenvolvida as atividades lúdicas como os jogos, brinquedos e brincadeiras no ambiente escolar, pois favorece a ação da criança de forma espontânea, criativa, dinâmica e prazerosa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordCapacidade motorapt_BR
dc.subject.keywordAtividades lúdicaspt_BR
dc.titleMotricidade na educação escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-27T13:26:04Z-
dc.date.available2018-06-27T13:26:04Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20309-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons