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dc.contributor.advisorNogueira, Solange da Costa-
dc.contributor.authorBie, Aloisio Alvez-
dc.identifier.citationBIE, Aloisio Alvez. Análise do potencial de cantinas e restaurantes de escolas particulares do plano piloto em Brasília como circuito curto de comercialização de produtos da agricultura familiar. 46 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOs padrões de consumo de alimentos foram drasticamente alterados nas últimas décadas, com o predomínio de alimentos processados, produzidos em complexos agroindustriais longe dos locais de consumo. Este distanciamento dos centros de produção e consumo requer uma logística sofisticada para vencer grandes distâncias em tempos exíguos. É o que a literatura especializada denomina de circuitos longos comercialização, fundados sobretudo no modelo agroalimentar industrial. Excluídos desse ambiente impessoal, altamente exigente em grande escala de produção, os agricultores familiares começam a buscar uma ligação direta entre produtor e o consumidor, emergindo o conceito de circuitos curtos de comercialização. Nessa perspectiva, podem ganhar visibilidade ambientes de comercialização antes inexplorados pelos agricultores familiares, como é o caso dos estabelecimentos alimentares da rede particular de ensino, concebidos atualmente como grandes aliados na promoção da alimentação saudável de crianças e adolescentes. Procurando avaliar o potencial de tais estabelecimentos para ingressarem nas modalidades de circuitos curtos de comercialização de produtos da agricultura familiar, foi realizado um estudo exploratório das características da demanda de frutas e hortaliças em estabelecimentos alimentares localizados em escolas particulares da Asa Norte e Asa Sul da cidade de Brasília no Distrito Federal. Buscou-se analisar o potencial de tais estabelecimentos localizados no Plano Piloto no Distrito Federal, como canais alternativos de comercialização para os produtos da agricultura familiar, procedendo-se à caracterização do perfil de compras de hortaliças e frutas, bem como a identificação do potencial de demanda para produtos diferenciados da agricultura familiar, com maior valor agregado, notadamente os produtos orgânicos e alguns produtos processados. A pesquisa foi realizada em 21 estabelecimentos alimentares de escolas particulares do Plano Piloto em Brasília – DF, nos meses de setembro a novembro de 2016. Constatou-se que os estabelecimentos alimentares da rede particular de ensino do Distrito Federal apresentam demanda considerável em hortaliças e frutas, consumindo cerca de 42 produtos, dentre os quais a maioria pode ser oferecida pelos agricultores familiares locais. Ao mesmo tempo os critérios para escolha dos locais de compra de frutas e hortaliças indicam que os agricultores familiares precisam criar um sistema eficiente de logística, que combine a vantagem da oferta de produtos mais frescos com entrega regular e pontual dos produtos às cantinas e restaurantes.pt_BR
dc.formatMonografia de Graduaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAgricultura familiarpt_BR
dc.subject.keywordHortaliças - comérciopt_BR
dc.subject.keywordMerenda escolarpt_BR
dc.subject.keywordProdutos orgânicospt_BR
dc.titleAnálise do potencial de cantinas e restaurantes de escolas particulares do Plano Piloto em Brasília como circuito curto de comercialização de produtos da agricultura familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-27T12:20:32Z-
dc.date.available2018-06-27T12:20:32Z-
dc.date.submitted2017-08-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20306-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Food consumption patterns have drastically altered in the last decades, with the predominance of processed foods, produced in agro-industrial complexes far from the places of consumption. This distancing from the centers of production and consumption requires sophisticated logistics to overcome great distances in short times. This is what the specialized literature calls long marketing circuits, based mainly on the agro-industrial model. Excluded from this impersonal environment, which is highly demanding on a large scale of production, family farmers begin to seek a direct link between producer and consumer, emerging the concept of short marketing circuits From this perspective, commercialization environments previously untapped by family farmers can gain visibility, as is the case with food establishments in the particular school network, which are currently, designed as major allies in promoting the healthy eating of children and adolescents. In order to evaluate the potential of these establishments to enter the modalities of short circuits for the marketing of family agriculture products, an exploratory study of the characteristics of the demand for fruits and vegetables in food establishments located in private schools of Asa Norte and Asa Sul of the city of Brasília in the Federal District. The objective was to analyze the potential of such establishments located in the Pilot Plan in the Federal District, as alternative marketing channels for family agriculture products, characterizing the profile of purchases of vegetables and fruits, as well as identifying the potential of demand for products differentiated from family farming, with higher added value, notably organic products and some processed products. The research was carried out in 21 food establishments of private schools of the Plano Piloto in Brasília - DF, from September to November 2016. It was found that food establishments in the private school network of the Federal District present considerable demand in vegetables and fruits, consuming about 42 products, among which the majority can be offered by local family farmers. At the same time, the criteria for choosing places to buy fruits and vegetables indicate that family farmers need to create an efficient logistics system that combines the advantage of offering fresh produce with regular and timely delivery of produce to canteens and restaurants.pt_BR
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