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https://bdm.unb.br/handle/10483/20303
Título: | Uma análise da formação docente em educação corporativa |
Autor(es): | Rangel, Matheus Moretti |
Orientador(es): | Leite, Leticia Lopes |
Assunto: | Educação à distância Educação corporativa Universidade corporativa |
Data de apresentação: | 11-Jul-2017 |
Data de publicação: | 26-Jun-2018 |
Referência: | RANGEL, Matheus Moretti. Uma análise da formação docente em educação corporativa. 2017. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho revisa a literatura sobre as áreas de formação docente, educação a distância
e educação corporativa, buscando apresentar uma análise sobre o processo de formação
docente em três Universidades e Escolas Corporativas. Considerada a expansão das
práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas empresas e, por consequência,
o número de Universidades Corporativas, a formação de docentes demonstra-se essencial
para a efetividade dessas instituições. Desenvolveu-se um instrumento de pesquisa em
formato de questionário e foram contactadas 21 empresas, obtendo participação de três
destas. Os resultados demonstram um baixo conhecimento sobre a formação docente
e um processo mal estruturado em duas das instituições analisadas. Trabalhos futuros
incluem a expansão desse questionário para uma avaliação quantitativa em larga escala
e avaliações mais aprofundadas em empresas com maturidade nos processos de formação
docente. |
Abstract: | This work reviews the literature related to teacher training, distance education and
corporate education areas, aiming to present an analysis of the teacher training process
in three Corporate Universities and Schools. Considered the expansion of Training,
Development and Education practices and, thus, the number of Corporate Universities,
teacher training unrolls essential for the effectiveness of those institutions. A research
instrument in the form of a questionnaire was developed. Out of 21 companies contacted,
only three cooperated. The results of this analysis show low-knowledge about teacher
training and a poorly structured process in two of the analysed companies. Future works
include the expansion of this questionnaire to a higher-scale quantitative evaluation or
deeper analysis focused on companies with well-structured teacher training processes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017. |
Aparece na Coleção: | Computação
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