Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20303
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MatheusMRangel_tcc.pdf743,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da formação docente em educação corporativa
Autor(es): Rangel, Matheus Moretti
Orientador(es): Leite, Leticia Lopes
Assunto: Educação à distância
Educação corporativa
Universidade corporativa
Data de apresentação: 11-Jul-2017
Data de publicação: 26-Jun-2018
Referência: RANGEL, Matheus Moretti. Uma análise da formação docente em educação corporativa. 2017. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho revisa a literatura sobre as áreas de formação docente, educação a distância e educação corporativa, buscando apresentar uma análise sobre o processo de formação docente em três Universidades e Escolas Corporativas. Considerada a expansão das práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas empresas e, por consequência, o número de Universidades Corporativas, a formação de docentes demonstra-se essencial para a efetividade dessas instituições. Desenvolveu-se um instrumento de pesquisa em formato de questionário e foram contactadas 21 empresas, obtendo participação de três destas. Os resultados demonstram um baixo conhecimento sobre a formação docente e um processo mal estruturado em duas das instituições analisadas. Trabalhos futuros incluem a expansão desse questionário para uma avaliação quantitativa em larga escala e avaliações mais aprofundadas em empresas com maturidade nos processos de formação docente.
Abstract: This work reviews the literature related to teacher training, distance education and corporate education areas, aiming to present an analysis of the teacher training process in three Corporate Universities and Schools. Considered the expansion of Training, Development and Education practices and, thus, the number of Corporate Universities, teacher training unrolls essential for the effectiveness of those institutions. A research instrument in the form of a questionnaire was developed. Out of 21 companies contacted, only three cooperated. The results of this analysis show low-knowledge about teacher training and a poorly structured process in two of the analysed companies. Future works include the expansion of this questionnaire to a higher-scale quantitative evaluation or deeper analysis focused on companies with well-structured teacher training processes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2017.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons