Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20271
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FelipeNBernardi_VictorMatheusSilvaOliveira_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo exploratório sobre inclusão digital no contexto de microempreendedores
Autor(es): Bernardi, Felipe Neiva
Oliveira, Victor Matheus da Silva
Orientador(es): Brandão, Maria de Fátima Ramos
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Inclusão digital
Tecnologia mobile
Data de apresentação: 8-Jul-2015
Data de publicação: 15-Jun-2018
Referência: BERNARDI, Felipe Neiva; OLIVEIRA, Victor Matheus da Silva. Estudo exploratório sobre inclusão digital no contexto de microempreendedores. 2015. viii, 44 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O estudo exploratório aborda o tema das aplicações de Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de microempreendedores. Tem como ponto de partida a aplica ção do método de pesquisa ativa, segundo o método do Arco de Maguerez, com estudo de caso no contexto dos microempreendedores da Feira do Guará no Distrito Federal. A coleta de dados utilizou questionário semi-estruturado e direcionou a análise a partir dos conceitos de Inclusão Digital (ID), de microempreendedorismo e de aprendizagem signif- cativa, com o intuito de observar o comportamento e identifcar as necessidades do público alvo e, segundo a abordagem de problematização, as principais difculdades inerentes aos seus ramos de atividade foram identificadas. À luz dos indicadores de ID, também identi fcamos o nível de inclusão dos participante da pesquisa, contrapondo com os dados de pesquisas estatísticas em âmbito nacional. Os processos e estratégias de venda e gestão dos comerciantes foram mapeados evidenciando a cultura de uso de tecnologias móveis. A pesquisa identificou necessidades e soluções com base nestas tecnologias e plataformas. Por fim, recomendações foram propostas para auxiliar no desenvolvimento de soluções de Inclusão Digital voltadas para microempreendedores.
Abstract: The exploratory study addresses the issue of Information and Communication Technologies applications - ICT in the context of microentrepreneurs. It takes as its starting point the application of active research method, using the method of Maguerez's Arc, with case study in the context of microentrepreneurs of Feira do Guará in Distrito Federal, Brazil. Data collection used semi-structured questionnaire and directed the analysis from the Digital Inclusion (DI) concepts of Microentrepreneurship and meaningful learning, in order to observe the behavior and identify the target audience's needs and according to the approach of questioning, the main di culties inherent in its elds of activity have been identi ed. In light of ID indicators also identi ed the level of inclusion of the research participant, contrasting with data from statistical surveys nationwide. Processes and sales strategies and management of traders were mapped showing the culture of use of mobile technologies. The research identi ed needs and solutions based on these technologies and platforms. Finally, recommendations were proposed to assist in the development of Digital Inclusion solutions aimed at microentrepreneurs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Aparece na Coleção:Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons