Título: | Estudo exploratório sobre inclusão digital no contexto de microempreendedores |
Autor(es): | Bernardi, Felipe Neiva Oliveira, Victor Matheus da Silva |
Orientador(es): | Brandão, Maria de Fátima Ramos |
Assunto: | Tecnologia da informação e comunicação Inclusão digital Tecnologia mobile |
Data de apresentação: | 8-Jul-2015 |
Data de publicação: | 15-Jun-2018 |
Referência: | BERNARDI, Felipe Neiva; OLIVEIRA, Victor Matheus da Silva. Estudo exploratório sobre inclusão digital no contexto de microempreendedores. 2015. viii, 44 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O estudo exploratório aborda o tema das aplicações de Tecnologias de Informação e
Comunicação no contexto de microempreendedores. Tem como ponto de partida a aplica
ção do método de pesquisa ativa, segundo o método do Arco de Maguerez, com estudo
de caso no contexto dos microempreendedores da Feira do Guará no Distrito Federal. A
coleta de dados utilizou questionário semi-estruturado e direcionou a análise a partir dos
conceitos de Inclusão Digital (ID), de microempreendedorismo e de aprendizagem signif-
cativa, com o intuito de observar o comportamento e identifcar as necessidades do público
alvo e, segundo a abordagem de problematização, as principais difculdades inerentes aos
seus ramos de atividade foram identificadas. À luz dos indicadores de ID, também identi
fcamos o nível de inclusão dos participante da pesquisa, contrapondo com os dados de
pesquisas estatísticas em âmbito nacional. Os processos e estratégias de venda e gestão
dos comerciantes foram mapeados evidenciando a cultura de uso de tecnologias móveis.
A pesquisa identificou necessidades e soluções com base nestas tecnologias e plataformas.
Por fim, recomendações foram propostas para auxiliar no desenvolvimento de soluções de
Inclusão Digital voltadas para microempreendedores. |
Abstract: | The exploratory study addresses the issue of Information and Communication Technologies
applications - ICT in the context of microentrepreneurs. It takes as its starting
point the application of active research method, using the method of Maguerez's Arc, with
case study in the context of microentrepreneurs of Feira do Guará in Distrito Federal,
Brazil. Data collection used semi-structured questionnaire and directed the analysis from
the Digital Inclusion (DI) concepts of Microentrepreneurship and meaningful learning, in
order to observe the behavior and identify the target audience's needs and according to
the approach of questioning, the main di culties inherent in its elds of activity have
been identi ed. In light of ID indicators also identi ed the level of inclusion of the research
participant, contrasting with data from statistical surveys nationwide. Processes
and sales strategies and management of traders were mapped showing the culture of use of
mobile technologies. The research identi ed needs and solutions based on these technologies
and platforms. Finally, recommendations were proposed to assist in the development
of Digital Inclusion solutions aimed at microentrepreneurs. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas,
Departamento de Ciência da Computação, 2015. |
Aparece na Coleção: | Computação
|