Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20226
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AtilaFauziDutraBorges_tcc.pdf890,76 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorTrindade, Thiago Aparecido-
dc.contributor.authorBorges, Átila Fauzi Dutra-
dc.identifier.citationBORGES, Átila Fauzi Dutra. Pra falar das flores: o uso político da música durante a ditadura militar. 2017. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo debater o uso da arte como um instrumento de mobilização política, focando nas músicas de protesto concebidas durante o regime militar. Para isso, são abordados os debates que tratam da importância da arte, dos campos de Bourdieu e ainda, os conceitos de Democracia. Há, ainda, uma breve apresentação do contexto histórico, passando pela repressão sofrida pelos artistas e a importância dos Festivais de Música Popular Brasileira àquele momento para, por fim, analisar a letra de oito músicas de protesto importantes no contexto ditadura.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCensurapt_BR
dc.subject.keywordDitadura e ditadorespt_BR
dc.subject.keywordFestivais de músicapt_BR
dc.subject.keywordMúsica de protestopt_BR
dc.subject.keywordPolíticapt_BR
dc.titlePra falar das flores : o uso político da música durante a ditadura militarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-04T14:03:03Z-
dc.date.available2018-06-04T14:03:03Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20226-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work has the objective of debating the use of art as an instrument of political mobilization, focusing in the protest music made during Brazilian military dictatorship. For this, there were addressed debates that look after the importance of art, Bourdieu fields and, still, the concepts of Democracy. There is still a brief presentation of the historical context, going through the repression suffered by the artists and the importance of the Brazilian Popular Music Festivals in that moment to, in the end, analyze the lyrics of eight important protest songs in the dictatorship context.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.20226pt_BR
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons