Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20216
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DaniloFariasBerberino_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As razões da escolha : uma análise das motivações para o ingresso no curso de Ciências Sociais na Universidade de Brasília
Autor(es): Berberino, Danilo Farias
Orientador(es): Dimitrov, Eduardo
Assunto: Sociologia - ensino superior
Ciências Sociais
Estudantes universitários
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 4-Jun-2018
Referência: BERBERINO, Danilo Farias. As razões da escolha: uma análise das motivações para o ingresso no curso de Ciências Sociais na Universidade de Brasília. 2018. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Tendo em vista os diversos perfis de estudantes de Ciências Sociais, ao mesmo tempo em que existem características comuns compartilhadas por grande parte dos mesmos, convém investigar as razões que levam à opção por este curso no nível superior. Este trabalho busca analisar, a partir de entrevistas realizadas com alguns estudantes em 2017, motivações para o ingresso no curso de Ciências Sociais na Universidade de Brasília, levando em consideração três aspectos gerais: o papel da família na formação do indivíduo e na aceitação/incentivo à opção pelo curso, a experiência com a disciplina de Sociologia no ensino médio e a perspectiva profissional dos estudantes. Iluminam grande parte das considerações que serão tratadas as reflexões de Pierre Bourdieu acerca das questões referentes ao capital cultural.
Abstract: In view of the different profiles of students of Social Sciences, at the same time that there are common characteristics shared by most of them, it is necessary to investigate the reasons that lead them to the decision to do option for this course at the higher education. This paper, based on interviews with some students in 2017, seeks to analyze the motivations for joining the Social Sciences course at the University of Brasília. Three general aspects have been taken into account: the role of the family in the formation of the individual and the acceptance/incentive the option for the course, the experience with the discipline of Sociology in high school and the professional perspective of the students. The present considerations are illuminated by Pierre Bourdieu's reflections on the issues of cultural capital.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons