Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2020
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FredericoCosta.pdf490,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relações entre ciência e magia no nascimento da ciência moderna
Autor(es): Costa, Frederico
Orientador(es): Lima, Erick Calheiros de
Assunto: Ciência - filosofia
Renascença
Iluminismo
Dialética
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 27-Set-2011
Referência: COSTA, Frederico. Relações entre ciência e magia no nascimento da ciência moderna. 2011. 38 f., il. Monografia (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho visa à apresentação de alguns pontos, quer teóricos ou biográficos, de consagrados filósofos e cientistas do período renascentista e iluminista, procurando demonstrar a influência de aspectos tidos como pouco científicos atualmente. Faremos isso nos apoiando em historiadores da ciência em maior medida, mas também em historiadores da filosofia e alguns autores esotéricos atentos a esses aspectos do nascimento da ciência moderna. Iremos nos centrar no período renascentista no presente trabalho, recuando às origens dos movimentos de nosso interesse (volta aos antigos, magia renascentista, nascimento de uma ciência buscando ruptura com a escolástica) no referido período e chegando ao seu sucedâneo, o Iluminismo, quando teve consolidação o movimento científico ali iniciado e onde ainda se pode ver a influência mágica em autores do período.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Humanas, Departamento de Filosofia, Monografia Filosófica, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2020
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons