Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianaAlvesLopes_tcc.pdf3,66 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Histórias de vida e afetividade na arte educação
Autor(es): Lopes, Mariana Alves
Orientador(es): Hargreaves, Lisa Minari
Assunto: Afetividade
História de vida
Arte na educação
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 30-Mai-2018
Referência: LOPES, Mariana Alves. Histórias de vida e afetividade na arte educação. 2017. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Envolvida e inspirada pela amorosidade e proximidade com que as professoras tratavam os alunos nos estágios em que fiz, dei continuidade as minhas vivencias ministrando uma oficina sobre historias de vida e arte-educação na Escola Meninos e Meninas do Parque para desenvolver um trabalho de produção de obras de arte a partir dessas memorias e historias. Essa oficina foi feita em dupla, por mim e pelo Fernando, meu amigo de curso, ja que tanto eu quanto ele fomos estagiarios dessa mesma escola durante o curso de Licenciatura em Artes Visuais. O objetivo principal da oficina foi compreender a importancia da afetividade na arteeducacao por meio das historias de vida. O foco da aula que ministramos foi escutar os alunos presentes na sala, ouvindo sobre suas historias, suas memorias, seu cotidiano e seus sentimentos e mostrar como isso pode auxiliar na produção de uma obra de Arte bem como no desenvolvimento dos alunos na escola. Assim poderíamos ministrar uma aula mais democrática com base no afeto e na receptividade. O fato de abrirmos espaço para que os alunos trouxessem suas subjetividades e expressões existenciais para a aula fez com que eles abrissem novas possibilidades de criação. Fazer uma ponte entre a matéria que e ofertada na sala de aula e a vida dos estudantes e dar mais sentido aquilo que e aprendido. Levamos a impressão de pinturas de alguns artistas que trabalharam com autorretrato, memorias e autobiografia como Frida Kahlo, Van Gogh e Renato Russo e falamos também das historias relativas a cada um. Este trabalho sera então, uma narração, tanto das historias contadas pelos alunos, quanto as minhas próprias e da oficina ministrada por nós.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons