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dc.contributor.advisorMassarotto, Natália Prado-
dc.contributor.authorSalgado, Pedro Farinha Souto Maior-
dc.identifier.citationSALGADO, Pedro Farinha Souto Maior. Permacultura no ensino de biologia e educação ambiental. 2011. vii, 42 f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.en
dc.description.abstractEm um momento delicado de ameaça à vida, devido ao padrão civilizatório adotado globalmente, se faz absolutamente necessária a introdução de medidas que possam mudar o rumo descendente e decadente que a humanidade vem erroneamente tomando há milênios, porém, com extrema acentuação nos últimos dois séculos, devido ao abuso no uso dos combustíveis fósseis, dentre outros fatores. Uma dessas medidas revolucionárias e transformadoras é a Permacultura, que no presente trabalho terá sua abordagem restrita à relação desta com o ensino de Biologia em todas as suas vertentes (o que engloba Ciências da Natureza e Ciências Naturais) no ensino fundamental e médio, bem como ao papel transversal que pode representar ao ensino de Educação Ambiental. Depois de introduzido parte do conceito de Permacultura, serão tecidas ligações entre os currículos escolares da Biologia e as técnicas e diretrizes permaculturais. Tendo como resultado a comprovação de que a Permacultura pode desempenhar um papel importante na ressignificação de diversos itens dos currículos tradicionais, servindo de estímulo para que os alunos tenham uma melhor visão da relação com a natureza e uma maior sensibilidade para lidar com o tema, e também cumprindo satisfatoriamente os pressupostos da Educação Ambiental, pois a ética e filosofias da Permacultura abrangem totalmente as necessidades dessa matéria. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractOn a delicated moment of global threat, due the civilization pattern adopted worldwide, it is absolutely necessary the introduction of actions that may change the downward and decadent way humanity has been mistakenly taking for millennia, with extreme speed-up on the last two centuries, due to the abuse of fossil fuel energy, among other factors. One of these revolutionary and transformative measures is Permaculture, which on the present work will have its approach restricted to the relationship between the formal Biology teaching on all its branches nowadays on Brazil (which also encompasses Sciences of Nature and Natural Sciences), both on basic education and high school, and also the role which it may have on the teaching of Environmental Education. After the introduction of a portion of the Permaculture concept, it will be made links between the school curriculum of Biology and the techniques and permacultural guidelines. The result is the evidence about the important role Permaculture can have on bringing meaning to some parts of the traditional curriculum, that way being a incentive to improve students vision about their relationship with nature and also improving their awareness about the theme, and also fulfilling the assumptions of Environmental Education, as the ethics and philosophies of Permaculture totally cover the needs of this theme.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.titlePermacultura no ensino de biologia e educação ambientalen
dc.title.alternativePermaculture on the teaching of biology and environmental educationen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2011-09-27T15:52:51Z-
dc.date.available2011-09-27T15:52:51Z-
dc.date.issued2011-09-27T15:52:51Z-
dc.date.submitted2011-06-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2013-
dc.language.isoPortuguêsen
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