Título: | Sistema de motorização elétrica para bicicletas |
Autor(es): | Eckstein, Rodrigo Araújo |
Orientador(es): | Batistuta, Marcus Vinicius |
Assunto: | Bicicletas Correntes contínuas Eletrônica de potência Motores elétricos |
Data de apresentação: | 10-Jul-2017 |
Data de publicação: | 23-Mai-2018 |
Referência: | ECKSTEIN, Rodrigo Araújo. Sistema de motorização elétrica para bicicletas. 2017. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Concepção, projeto, simulação e validação com testes em Bancada e em campo de um Kit de Motorização Elétrico para uma bicicleta genérica, que inclui um circuito controlador do motor, utilizando transistores do tipo MOSFET e um banco de baterias seladas de chumbo-ácido tradicionais. Para o carregamento das baterias será desenvolvido um carregador com base em conversor do tipo corrente alternada-corrente contínua (CA-CC) que utilizará MOSFETs para chaveamento. O circuito controlador deverá gerenciar o motor sem escovas de CC 350W que estará acoplado, pelos raios, ao aro da bicicleta, formando o conjunto traseiro de tração. Em paralelo ao motor, haverá uma catraca para que possa ser utilizado o pedal simultaneamente com o motor, deixando a bicicleta híbrida. No painel digital serão mostradas informações como velocidade, tensão da bateria e rotação. Todas as funções de controle, acionamento e instrumentação são processadas pelo microcontrolador, ATmega328 (mesmo do Arduino Uno), que será configurado usando o ambiente de programação Arduino. Os sensores Hall que estão embutidos no motor são usados para detectar a posição de rotação e ordenar a sequência de acionamento. |
Abstract: | Design, simulation and validation with Bench and field Tests of an electrical Motorization Kit for a generic bicycle, which includes a motor controller circuit, using MOSFET type transistors and a bank of traditional lead-acid sealed batteries. For charging the batteries, a converter-based charger of type alternating current – direct current (AC-DC) will be developed that will use MOSFETs for switching. The controller circuit shall manage the DC 350W brushless motor which is coupled by the spokes to the rim of the bicycle, forming the traction rear assembly. Parallel to the engine, there will be a ratchet so that the pedal can be used simultaneously with the engine, making a hybrid bicycle. Information such as speed, battery voltage, and rotation will be displayed on the LCD. All control functions, such as drive and instrumentation are performed by the ATmega328 microcontroller (used in Arduino Uno) for purposes processing. Hall sensors that are embedded in the motor are used to detect the rotation position and drive sequence order. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Eletrônica
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