Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaisLimaRibeiro_tcc.pdf3,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo e análise do uso do equipamento Soft-Starter em práticas de laboratório de eletricidade
Autor(es): Ribeiro, Lais Lima
Orientador(es): Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury
Coorientador(es): Cavalcante, Gilvandson Costa
Assunto: Máquinas elétricas
Chave de partida estática Soft-Starter
Data de apresentação: 20-Jun-2017
Data de publicação: 22-Mai-2018
Referência: RIBEIRO, Lais Lima. Estudo e análise do uso do equipamento Soft-Starter em práticas de laboratório de eletricidade. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No atual processo de ensino-aprendizagem dos cursos de Engenharia da Faculdade UNB Gama e, também, no que diz respeito à capacitação e treinamento de alunos, é de suma importância o uso de ferramentas que auxiliem no aprendizado da disciplina Eletricidade Aplicada. São extremamente relevantes procedimentos práticos no processo de melhor entendimento da parte teórica. Para isso, foram aplicadas enquetes e questionários e uma aula de explanação sobre o equipamento foi ministrada pela autora. O presente trabalho propõe, por meio de estudos e análise, elaborar três experimentos com a Soft-Starter, equipamento elétrico da WEG, no laboratório didático (AT-46/7) da Universidade de Brasília do Gama dos cursos de engenharia. Os experimentos pretendem abordar os assuntos relacionados com a Soft-Starter, uma chave de partida tiristorizada, para motores de indução trifásica de corrente alternada, tendo como particularidade o controle de partida e parada suave aos motores. Outro tópico abordado está relacionado à Segurança do Trabalho, com o propósito de despertar o interesse dos alunos em aprender e aplicar, sempre, em suas atividades laborais, de acordo com a Norma Regulamentadora NR – 10, objetivando despertar a consciência de realizar atividades, sem riscos de acidentes. O trabalho se propõe, portanto, a ser uma ferramenta de aprendizagem, com fundamentação teórica em autores que escreveram sobre o equipamento elétrico Soft-Starter. Os resultados permitiram constatar que o trabalho atingiu os objetivos propostos. Além de despertar, nos alunos, de forma prática, os conteúdos já vistos na teoria, foi destacada a eficácia e funcionalidade da atuação do equipamento Soft-Starter, em motores de indução trifásica de corrente alternada.
Abstract: With regard to the students’ training, in the current teaching-learning process of the Engineering courses of the UNB, Gama Faculty, it is important the use of tools that aid in the learning of the discipline Applied Electricity. Practical procedures in the process of better understanding the theoretical part are extremely relevant. For that, polls and questionnaires were applied, besides an explanation lesson, by the author, about the equipment. The present work proposes, through studies and analysis, to elaborate three experiments with the Soft-Starter, electrical equipment of WEG, in the didactic laboratory (AT-46/7) of Uiversity of Brasilia of Gama of engineering courses . The experiments are intended to address issues related to the Soft-Starter, a thyristor starter for AC three-phase induction motors, with particularity in the starting and soft-stop control of the motors. Another topic addressed is related to Work Safety, with the purpose of arousing the students’ interest in learning and applying, always, in their work activities, in accordance with the Norma Regulamentadora NR - 10, aiming to awaken the awareness of carrying out activities, without risk of accidents. The work proposes, therefore, to be a learning tool, with theoretical foundation in authors who wrote about the Soft-Starter electrical equipment. The results showed that the work reached the proposed objectives. In addition to awakening in students, in a practical way, the contents already seen in theory, the efficiency and functionality of the Soft-Starter equipment performance in AC three-phase induction motors was highlighted.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons