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Título: A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
Autor(es): Lopes, Mariana Carolina Antunes
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Instagram (Rede social on-line)
Iconofagia
Comunicação organizacional
Marca de produtos
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 21-Mai-2018
Referência: LOPES, Mariana Carolina Antunes. A comunicação visual das organizações na era da iconofagia: um olhar sobre o Instagram. 2017. ix, 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho buscou trazer um olhar mais aproximado sobre as novas dinâmicas da comunicação visual das organizações na era da iconofagia – termo-base para esta monografia, que significa devorar, consumir imagens. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo o Instagram, e foi realizada a análise do conteúdo veiculado nos perfis de três marcas do mercado da moda: a So Cute, a Antix e a Forever 21. Procurou-se compreender como estas empresas utilizam a plataforma para se comunicar com seus públicos em um contexto de produção e disseminação desenfreada de imagens. Cumpriu-nos observar de que forma a imagem figura nos processos de construção e fortalecimento de marcas no meio virtual, bem como estudar as possibilidades de comunicação na rede social em questão, considerando os diversos aspectos de diálogo entre emissor e receptor que ela oferece. A partir desta análise, percebeu-se que tais processos não se limitam unicamente aos aspectos visuais, mas a todos os elementos que envolvem seus atores: o contexto histórico, cultural, socioeconômico e, principalmente, a própria experiência dos usuários no universo do Instagram.
Abstract: The present work aimed to bring a closer look on organizations’ new visual communication dynamics in the age of iconofagia, the base concept for this project, meaning the aggressive consumption of images. For that purpose, Instagram was used as a case study, by analyzing the profiles of three different fashion brands: So Cute, Antix and Forever 21. We strived to understand how these companies use the platform to communicate with their audience in a context of mass production and distribution of images. We also aimed to observe how an image participates in the process of building and solidifying a brand in a virtual setting, as well as studying the social network’s communication capabilities, considering several interactive channels it offers. From that analysis, we realized these processes are not limited to visual aspects, but envelop all elements involving its actors: historical, socioeconomic and cultural context and especially the users’ own experience in the Instagram universe.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2017.
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