Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RitaDeCassiaFigueiredo_tcc.pdf3,49 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCormane Angarita, Jorge Andrés-
dc.contributor.authorFigueiredo, Rita de Cássia-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Rita de Cássia. Especificação de uma ferramenta computacional para o ensino na disciplina de Qualidade de Energia. 2017. 105 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractHá o interesse de inserção da disciplina de Qualidade da Energia Elétrica (QEE) como optativa na grade curricular do curso de Engenharia de Energia da Universidade de Brasília (UnB). A inclusão desta disciplina será de grande importância aos alunos que se especializam na área de sistemas de potência pois, este é um assunto que representa, atualmente, uma preocupação das agências reguladoras, concessionárias de energia elétrica e consumidores devido ao crescente aumento das cargas não lineares que causam distúrbios na rede. Devido a esse interesse, pensou-se na criação de uma ferramenta computacional educativa que potencialize a aprendizagem e auxilie o professor na transmissão dos conhecimentos acerca dos distúrbios da QEE. O objetivo deste trabalho é fazer a especificação dos requisitos desta ferramenta computacional que possibilite de forma didática o ensino dos conceitos relacionados à QEE e a simulação dos fenômenos relacionados com a qualidade do produto. Utilizou-se como base uma ferramenta livre para ensino de QEE do Power Standards Lab chamada Power Quality Teaching Toy (PQTT) e empregou-se a metodologia de processo de desenvolvimento de sistemas V-model da engenharia de sistemas até a quarta etapa. Sendo que, a primeira etapa consistiu da definição geral do sistema, definiram-se as necessidades, funções, responsabilidades e medidas de desempenho por meio de um documento de visão. Na segunda etapa foram definidos os requisitos do sistema, ou seja, as funcionalidades que a ferramenta deve ter para que, nas etapas três e quatro fossem levantados os requisitos de alto e baixo nível, respectivamente. Este processo propiciou manter uma linha de objetividade na especificação da ferramenta visto que cada etapa do processo é insumo para o desenvolvimento da próxima etapa. Foram especificados os requisitos das funcionalidades da tela inicial do programa Aprenda QEE, fluxo de potência fundamental, correção do fator de potência, distorções harmônicas, fluxo de potência harmônico, sequência de fases harmônicas, sequência de vetores fundamentais, fontes de impedância e distorção, ressonância série e paralelo e filtros harmônicos. Como forma de validar a especificação, foi proposto aos alunos da disciplina de Orientação a Objetos da Faculdade UnB Gama que desenvolvessem as funcionalidades fluxo de potência fundamental, distorção harmônica e fluxo de potência harmônico. Ao término do desenvolvimento foi aplicado um questionário em que mais de 75% dos alunos responderam que a forma como foram especificados os requisitos permitiu a implementação da ferramenta sem a necessidade de ter-se o conhecimento acerca dos conceitos da QEE.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnergia elétrica - qualidadept_BR
dc.subject.keywordEngenharia de softwarept_BR
dc.titleEspecificação de uma ferramenta computacional para o ensino na disciplina de Qualidade de Energiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T12:38:50Z-
dc.date.available2018-05-17T12:38:50Z-
dc.date.submitted2017-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20100-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1There is concernment in inserting the discipline of Power Quality (QEE) as an option in Energy Engineering’s curriculum course of the University of Brasília (UnB). The inclusion of this subject will be of great importance to students who specialize in the area of power systems because this is a subject that currently represents a concern of regulatory agencies, energy concessionaires and consumers due to the increasing of nonlinear loads that cause disturbances in the power system. Due to this concernment, it was thought to create an educational computational tool that potentialize the learning and helps the professor in the transmission of the knowledge about the disturbances of the QEE. The goal of this work is to make the specification of the requirements of this computational tool that makes it possible in a didactic way to teach the concepts related to QEE and the simulation of the phenomena related to product quality. A free tool for teaching QEE of the Power Standards Lab called Power Quality Teaching Toy (PQTT) was used as base and the methodology of V-model systems engineering development was used up to the fourth step. The first step consisted of the general definition of the system, the needs, functions, responsibilities and performance measures were defined through a vision document. In the second step, the system requirements were defined, that is, the functionalities that the tool must have, so that in steps three and four the requirements of high and low level, respectively, were raised. This process allowed to maintain a line of objectivity in the specification of the tool since each step of the process is an input to the development of the next step. The requirements of home screen functionalities, fundamental power flow, power factor correction, harmonic distortions, harmonic power flow, harmonic phase sequence, fundamental vector sequence, impedance sources and distortion, series and parallel resonance, and filters harmonics were specified. As a way of validating the requirements, it was proposed to the students of the Object Orientation subject to develop the fundamental power flow, harmonic distortion and harmonic power flow functionalities. At the end of the development, a questionnaire was applied, in which 75% of the students answered that the way in which the requirements were specified allowed the implementation of the tool without having to know about the QEE concepts.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons