Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Weigang, Li | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Lucília Pereira de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Lucília Pereira de. Sistema para otimização do gerenciamento de tráfego aéreo brasileiro com o programa de opções de trajetórias colaborativo. 2018. 128 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas,
Departamento de Ciência da Computação, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O gerenciamento de tráfego aéreo ao longo dos anos tem-se utilizado de soluções computacionais para contribuir na escolha de melhores rotas, decisões em tempo real e alocação de voos para companhias aéreas. O Programa de Opções de Trajetórias Colaborativo (Collaborative Trajectory Options Program) (CTOP) é uma iniciativa que surgiu no Estados Unidos com o propósito de atribuir rotas para os voos de forma a reduzir o atraso e otimizar o fluxo de tráfego aéreo em áreas restritas. No Brasil, ainda não existe uma implementação semelhante ao (CTOP) já que o gerenciamento dos voos é feito pela ação dos controladores de voo e seus órgãos responsáveis. Esta monografia apresenta um sistema que auxilia na automatização da alocação de voos e em atividades complexas de tomada de decisões com o Programa de Opções de Trajetórias Colaborativo adaptado ao cenário brasileiro para otimização do gerenciamento de tráfego aéreo. O objetivo é propor um Sistema de Suporte à Decisão com o uso de Teoria dos Jogos para que haja negociações entre as companhias aéreas de modo a reduzir os atrasos por meio da alocação dos horários dos voos em áreas restritas. Um protótipo foi desenvolvido na linguagem PHP em que as simulações se basearam em voos reais. Este trabalho obteve importantes resultados em que foi possível reduzir em até 35% os atrasos dos voos prioritários para uma companhia aérea. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria dos jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tráfego aéreo | pt_BR |
dc.title | Sistema para otimização do gerenciamento de tráfego aéreo brasileiro com o programa de opções de trajetórias colaborativo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-05-17T11:58:20Z | - |
dc.date.available | 2018-05-17T11:58:20Z | - |
dc.date.submitted | 2018-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20097 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.description.abstract1 | The Air Traffic Management over the years has been using computing solutions in order to contribute to the choice of best routes, real-time decisions and flight allocation for airlines. The Collaborative Trajectory Options Program (CTOP) is an initiative which emerged in the United States with the purpose of assigning routes to flights in order to decrease the delay and optimize air traffic flow in restricted areas. In Brazil, there is still no implementation similar to CTOP since flight management is done by the action of flight controllers and their responsible authorities. This monograph presents a system that helps on automation of flights allocation and complex decision making activities with the Collaborative Trajectory Options Program adapted to the Brazilian context for optimization of air traffic management. The objective is to propose a Decision Support System using Game Theory to negotiate between airlines in order to decrease delays by allocating flight schedules in restricted areas. A prototype was developed using PHP language in which simulations were based on real flights. This work had important results in which it was possible to reduce priority flights delays to an airline by up to 35%. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|