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dc.contributor.advisorAlfinito, Solange-
dc.contributor.authorSilva, Allancaster Lélis-
dc.identifier.citationSILVA, Allancaster Lélis. Propaganda comparativa: uma forma de atrair novos clientes. 2011. 57 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractO mercado automobilístico nacional está cada dia mais competitivo, mas sempre dominado por quatro grandes montadoras. Novas empresas que decidem conquistar seu market share têm feito o uso de estratégias cada dia mais ousadas. A japonesa Nissan, entre os anos de 2010 e 2011, lançou uma campanha publicitária com uma série de propagandas comparativas, que segundo a ABEMD (1997) é uma estratégia de propaganda na qual produtos concorrentes são comparados, em que mostrava a qualidade que seus produtos têm, satirizando seus concorrentes. O problema é que nem sempre este tipo de propaganda é recebido de forma satisfatória pelo consumidor, devido ao seu teor agressivo (SOLOMON, 2008). Diante disso, este trabalho buscou estudar os efeitos que o uso deste tipo de propaganda pode trazer para uma empresa e sua influência no comportamento do consumidor. Foi feito um estudo, pré-experimental através de um questionário, comparando a percepção da marca e o desejo de compra de pessoas que viram a propaganda com pessoas que não viram. Com um total de 50 participantes, o estudo concluiu que a propaganda conseguiu trazer um resultado positivo para a Nissan, tanto financeiro, quanto em imagem. Além disso, foi constatado que, mesmo com seu teor agressivo, as pessoas, em geral, não mostraram preconceito em relação à propaganda. Portanto, a partir dos resultados conseguidos com este estudo, as empresas que desejam utilizar tal estratégia de propaganda têm um referencial para a elaboração de possíveis cenários, além da possibilidade de novas pesquisas acadêmicas serem feitas, gerando conhecimento em uma área pouco explorada nacionalmente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordPublicidade comparativaen
dc.subject.keywordMarketingen
dc.subject.keywordPropagandaen
dc.titlePropaganda comparativa : uma forma de atrair novos clientesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-09-20T14:25:56Z-
dc.date.available2011-09-20T14:25:56Z-
dc.date.issued2011-09-20T14:25:56Z-
dc.date.submitted2011-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2007-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2007-
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