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2011_AlexandreAugustoJansenLoureiroOsório.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFerreira, Rodrigo Rezende-
dc.contributor.authorOsório, Alexandre Augusto Jansen Loureiro-
dc.identifier.citationOSÓRIO, Alexandre Augusto Jansen Loureiro. Qualidade de vida no trabalho: diagnóstico em agência do Banco do Brasil. 2011. 57 f. il., Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho propôs-se a identificar os fatores positivos e negativos que impactam a QVT de trabalhadores de uma agência do Banco do Brasil. Retomando a literatura disponível, percebeu-se que a grande maioria dos estudos em QVT possui um viés assistencialista e compensatório dos desgastes do trabalhador no contexto laboral. Neste estudo utilizou-se como referência a abordagem preventiva de QVT, alternativa à visão hegemônica do assunto, que visa, em última instância, agir nos fatores de bem-estar e mal-estar presentes no contexto de trabalho. Nesta perspectiva, portanto, a variável de ajuste é, principalmente, o contexto de trabalho e não o trabalhador. O estudo é de natureza descritiva e exploratória e sua abordagem é mista (quantitativa e qualitativa). Foi utilizado como instrumento de pesquisa o IA_QVT (Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho), ferramenta capaz de mesurar a QVT de acordo com as cinco dimensões propostas pela abordagem preventiva: Condições de Trabalho, Organização do Trabalho, Relações Socio-Profissionais, Reconhecimento e Crescimento Profissional e Elo Trabalho-Vida Social. Participaram do estudo todos os 19 funcionários e 2 estagiários de uma agência do Banco do Brasil. Após a análise dos dados obtidos, pôde-se estabelecer um diagnóstico detalhado sobre a percepção de QVT na agência. Os resultados contribuem para um melhor entendimento de QVT no ambiente estudado, servem de insumo para a implantação de ações voltadas a este e outros temas de gestão de pessoas, aumenta o conhecimento existente acerca do assunto no contexto bancário, além de contribuir para a consolidação da abordagem preventiva de QVT.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhoen
dc.subject.keywordAdministração de pessoalen
dc.subject.keywordTrabalho - aspectos psicológicosen
dc.titleQualidade de vida no trabalho : diagnóstico em agência do Banco do Brasilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-09-20T14:12:29Z-
dc.date.available2011-09-20T14:12:29Z-
dc.date.issued2011-09-20T14:12:29Z-
dc.date.submitted2011-07-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2005-
dc.language.isoPortuguêsen
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