Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2004
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AdsoCasteloBrancodeOliveira.pdf322,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Recursos organizacionais e vantagem competitiva : um estudo de caso de uma empresa de pequeno porte
Autor(es): Oliveira, Adso Castelo Branco de
Orientador(es): Medeiros, Janann Joslin
Assunto: Estratégia
Vantagem competitiva
Administração de empresas
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 20-Set-2011
Referência: OLIVEIRA, Adso Castelo Branco de. Recursos organizacionais e vantagem competitiva: um estudo de caso de uma empresa de pequeno porte. 2011. 50 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A visão baseada em recursos (VBR) trouxe uma nova perspectiva em relação à vantagem competitiva das empresas, pondo em dúvida a idéia de vantagens competitivas externas à empresa por uma perspectiva intra organizacional, por meio dos recursos e capacidades. Na literatura acadêmica, essa perspectiva teórica, tem sido focada em grandes empresas e as suas performances econômicas perante o mercado. Portanto, este trabalho vem a identificar os recursos e capacidades presentes em uma empresa de pequeno porte, mediante do estudo de caso em uma empresa relativamente nova de anodização de perfis de alumínio. Para tanto, foram utilizados instrumentos de entrevista semi-estruturada, observação direta e pesquisa documental para a identificação dos recursos e capacidades da organização e as implicações competitivas. Através da pesquisa, conclui-se que os recursos e capacidades que geram ou poderiam gerar uma vantagem competitiva sustentável da organização estudada estão relacionados aos recursos pessoais de conhecimento e experiência, e organizacionais de sistemas formais e informais de decisão e gestão de relacionamentos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.07.TCC.2004
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons