Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20034
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_HildoglasBotelhoChaves_tcc.pdf4,77 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorViana, Rhander-
dc.contributor.authorChaves, Hildoglas Botelho-
dc.identifier.citationCHAVES, Hildoglas Botelho. Bancada híbrida combustão/energia elétrica. 2017. [103] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractCada dia mais aumentam as preocupações acerca dos impactos causados pelo homem ao meio ambiente, sendo o setor automotivo um dos responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa atualmente. O interesse em minimizar tais problemas, através do aprimoramento das tecnologias utilizadas, tem impulsionado positivamente este setor, fortalecendo as pesquisas principalmente na área de motores híbridos combustão/elétricos. Este trabalho descreve o projeto, a construção e a operacionalização de uma bancada de testes para instalação de um gerador eletromagnético plano acoplado à um motor de combustão de ciclo Otto, mais precisamente o Enertron dos veículos BR-800, da empresa Gurgel motores, visando a instrumentalização da bancada e análise do comportamento do motor e gerador operando simultaneamente. As peças foram projetadas com o software CATIA V5R19 e posteriormente foram utilizados diversos processos de usinagem em sua produção. Por último o gerador foi acoplado ao motor.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGeradores elétricospt_BR
dc.subject.keywordMotores de combustão internapt_BR
dc.titleBancada híbrida combustão/energia elétricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-03T11:10:15Z-
dc.date.available2018-05-03T11:10:15Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20034-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoMeneghin, Pedro Luiz-
dc.description.abstract1More and more worries about man-made impacts on environment are increasing, with the automotive sector being one of the biggest responsible to greenhouse gas emissions currently. The interest in minimizing such problems through the improvement of the technologies used has positively boosted this sector, strengthening researches mainly in the area of hybrid/electric motors. This work describes the design, construction and operation of a test bench for the installation of a flat electromagnetic generator coupled to na Otto Cycle combustion engine, more precisely the Enertron of the BR-800 vehicles of the Gurgel Motors Company, aiming the instrumentation of the bench and analysis of the behavior of the engine and generator simultaneously operating. The parts were designed with the software CATIA V5R19 and later several machining processes were used in its production. Finally the generator was coupled to the motor.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Energia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons