Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_ThalesMoreiraVinkler_tcc.pdf7,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Soluções tecnológicas na rastreabilidade de adulterações por formol no leite
Autor(es): Vinkler, Thales Moreira
Orientador(es): Ralha, Célia Ghedini
Assunto: Sistemas de informação
Software de aplicação
Aplicativos
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: 20-Fev-2018
Data de publicação: 2-Mai-2018
Referência: VINKLER, Thales Moreira. Soluções tecnológicas na rastreabilidade de adulterações por formol no leite. 2018. xii, 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Neste trabalho descrevemos o projeto e a implementação de uma solução web e mobile para melhoria do controle de rastreabilidade e de adulteração por formol na cadeia produtiva de leite. Pretendeu-se construir uma solução que pudesse atuar em conjunto com um reagente químico que detecta presença de formol no leite por meio de teste colorimétrico, o FORMFIX R. A construção da solução passou pelas etapas de levantamento de requisitos, projeto da arquitetura da solução e codificação. Ao final, para validação da solução foram feitos testes de aceitação de funcionalidade com usuários finais. A solução construída ainda permite muitas evoluções, principalmente quanto a funcionalidades, como o acréscimo de técnicas de tratamento de imagens via software que consiga analisar a foto de um teste e apontar pela coloração do teste qual o resultado do mesmo.
Abstract: This study described the project and the development of a web and mobile solution to improve the tracebibity control and Formaldehyde adulteration control in milk supply chain. It intended to build a solution that worked together with a chemical reagent called FORMFIX R , that find out if there is Formaldehyde in milk with colorimetric tests. It had some steps as requirements gathering, software architecture and coding. At the end, final users made some acceptance tests with the purpose of validate the solution. The solution still needs more features, for example, some software intelligence that succeed in get the test result, automatically, just by analyzing the test’s photo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2018.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons