Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20001
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaCarolinaDeSouzaSilva_tcc.pdf850,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFaulstich, Enilde Leite de Jesus-
dc.contributor.authorSilva, Ana Carolina de Souza-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Carolina de Souza. Ceilândia, quilombo dos cantares: uma proposta metodológica. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas clássicas, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA proposta do presente ensaio foi desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm) da Universidade de Brasília. Este trabalho relata a experiência vivenciada em uma escola de Ensino Fundamental II da Ceilândia Sul – DF. A região administrativa apresenta diversas problemáticas de ordem social; portanto, procuro reunir obras de cantores de rap que, a fim de combater as dificuldades da cidade, relacionam a Ceilândia a um quilombo. Dessa forma, também esclareço as concepções presentes na história e na contemporaneidade acerca do quilombo. Para a realização desta pesquisa etnográfica, foram realizadas entrevistas em campo e foi desenvolvido um projeto na escola intitulado “Ceilândia, quilombo dos cantares”, com o propósito de desenvolver uma metodologia de ensino de língua voltada a alunos do 6º ano que se encontram em situação de vulnerabilidade e atraso escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCeilândia (DF)pt_BR
dc.subject.keywordLinguagem e línguaspt_BR
dc.subject.keywordQuilombospt_BR
dc.subject.keywordRap (Música)pt_BR
dc.titleCeilândia, quilombo dos cantares : uma proposta metodológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-24T13:52:09Z-
dc.date.available2018-04-24T13:52:09Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20001-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this essay was developed at the Center for Terminological and Lexical Studies (LexTerm Center), at the University of Brasília. This project reports an experience lived in a primary school of Ceilândia Sul - DF. The administrative region presents several social problems; therefore, I try to gather songs from rappers who, in order to combat the difficulties of the city, relate Ceilândia to a quilombo. In this way, I also clarify the conceptions present in history and contemporaneity about the quilombo. In order to execute this ethnographic research, interviews were conducted in the field and a project (entitled "Ceilândia, quilombo dos cantares") was developed at the school, with the purpose of developing a methodology of language teaching directed to students of the 6th grade who are in vulnerability situation and backwardness scholar situation.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons