Título: | Modelos inovadores na indústria criativa de indie games : uma análise do modelo organizacional da Indie House Brasília |
Autor(es): | Vaz, Alberto José Miranda |
Orientador(es): | Souza, Luciano Mendes de |
Assunto: | Comunicação organizacional Jogos digitais Criatividade Ambiente de trabalho Indie House |
Data de apresentação: | 7-Dez-2017 |
Data de publicação: | 23-Abr-2018 |
Referência: | VAZ, Alberto José Miranda. Modelos inovadores na indústria criativa de indie games: uma análise do modelo organizacional da Indie House Brasília. 2017. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Novas oportunidades de desenvolver cultura e empreendimento nascem a cada dia, a economia e a indústria criativa se expandem em quantidade e em investimento de forma exponencial no país. Isso não é diferente com a indústria criativa de jogos digitais, que representa atualmente um mercado em ascensão e que chama atenção por suas conquistas tanto em lucro quanto em rendimento e em inovação. Este trabalho busca explorar um modelo organizacional utilizado no mundo inteiro, mas pouco estudado pela academia: o modelo Indie House. No Brasil a referência para esse modelo foi a Indie House Brasília, quebrando barreiras entre espaço de trabalho e de moradia, onde empresas da indústria de games se uniram em uma comunidade colaborativa, compartilhando sua paixão pelos jogos, com o objetivo de criar produtos cada vez mais inovadores. Este estudo de caso foi realizado através de pesquisa aprofundada de material bibliográfico sobre os campos da Indústria Criativa, da Comunicação Organizacional e dos Estudos Organizacionais, além de, através de entrevistas com os gestores da Indie House Brasília e de levantamento documental sobre o modelo Indie House ao redor do mundo. A pesquisa resultou em uma análise detalhada das características do modelo organizacional Indie House além de abrir portas para um diálogo transdisciplinar entre as áreas estudadas, identificando intersecções e as tornando mais próximas e relacionáveis. |
Abstract: | New opportunities to develop culture and entrepreneurship are born every day, the creative economy and industry expands in quantity and investment exponentially in Brazil. This is no different in the game creative industry, which is currently a rising market and draws attention to its achievements in profit, performance and innovation. This project seeks to explore an organizational model used worldwide but less developed by academy, the Indie House model. In Brazil the reference for this model was Indie House Brasilia – breaking barriers between workspace and housing – where companies from the game industry have united themselves in a collaborative community, sharing their passion for games, with the goal of creating innovative products. This case study was carried out through in-depth research on bibliographic material on the fields of Creative Industry, Organizational Communication and Organizational Studies, as well as through interviews with Indie House Brasilia managers and a documentary survey of the Indie House model around the world. The research resulted in a detailed analysis about the Indie House organizational model characteristics and it opened the door to a transdisciplinary dialogue between the studied areas, identifying intersections and making them closer and more relatable. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2017. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
|