Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19962
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanneyfDouglasDeJesusCostaSilva_tcc.pdf2,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação e mensuração de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília : uma análise do valor econômico
Autor(es): Silva, Danneyf Douglas de Jesus Costa
Orientador(es): Arraes, Jeremias Pereira da Silva
Assunto: Ativos (Contabilidade)
Ativos culturais (Contabilidade)
Obras raras
Valoração econômica
Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Data de apresentação: 8-Fev-2018
Data de publicação: 19-Abr-2018
Referência: SILVA, Danneyf Douglas de Jesus Costa. Avaliação e mensuração de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília: uma análise do valor econômico. 2018. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No Brasil existem poucas publicações de pesquisas aplicadas a heritage assets no que se refere aos critérios de reconhecimentos e mensuração desses elementos. Portanto, o objetivo do presente trabalho é apresentar os conceitos de heritage assets e mensurar o valor econômico médio estimado dos três códices pergamináceos (Flos Sanctorum, Bestiis et aliis rebus e Diálogos de São Gregório) mantidos pela Biblioteca da Universidade de Brasília, por meio de avaliação contingente separando resultados por especialista da área, de colecionadores de obras raras e de leigos/usuários da BCE/UNB. Após aplicar o Método de Valoração Contingente (MVC) é apresentado que os valores apresentados pelos usuários leigos são superestimados e com grande discrepância em relação ao apresentado por especialistas, com exceção do valor das 3 obras juntos, onde a diferença entre valores é menos de R$ 2.000,00. Ao comparar os valores obtidos pela analise com valor de custo histórico, valor de compra das obras, R$ 23.400,00 reais, apurados por Machado Filho (2009) nota-se que os valores ficam muito abaixo do valor pago pela obra em sua aquisição. Não foi possível obter a avaliação por colecionadores, pois os mesmos cobravam uma quantia considerável para fazer a avaliação das obras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Politicas Publicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons