Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19961
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_TatianaArraesDeCastroPereira_tcc.pdf1,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os instrumentos clássicos de cooperação técnica e a Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária
Autor(es): Pereira, Tatiana Arraes de Castro
Orientador(es): Sato, Eiiti
Coorientador(es): Reifschneider, Francisco José Becker
Assunto: Cooperação Sul-Sul
Inovação
Cooperação internacional
Agropecuária - cooperação internacional
Data de apresentação: 11-Out-2017
Data de publicação: 19-Abr-2018
Referência: PEREIRA, Tatiana Arraes de Castro. Os instrumentos clássicos de cooperação técnica e a Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária. 2012. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo comparar os instrumentos clássicos de cooperação técnica da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária. A concepção da Plataforma surgiu no âmbito das discussões sobre maneiras para se aperfeiçoar e tornar mais efetiva a cooperação Sul-Sul. Essa estratégia é um mecanismo arquitetado para agrupar pesquisadores e técnicos africanos e brasileiros em um esforço conjunto na busca por soluções para problemas que atingem a agricultura africana. Um ponto diferencial em relação a essa iniciativa é o uso de uma página eletrônica como principal mecanismo operacional da Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária que permite uma maior interação e comunicação entre os pesquisadores do Brasil e os pesquisadores do continente africano. A coleta e análise de dados foram realizadas através do questionário aplicado por Buso (2011) aos pesquisadores africanos e brasileiros da Plataforma África-Brasil, do questionário aplicado aos representantes dos parceiros da Plataforma África-Brasil e ao questionário aplicado aos pesquisadores responsáveis por dois projetos selecionados da ABC e dois da Plataforma. No final desse trabalho nota-se que apesar da Plataforma África-Brasil apresentar uma evolução dos instrumentos clássicos de cooperação devido ao fator inovação, as pessoas se mostram não preparadas para usar diferentes tecnologias sem ser o e-mail.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2012.
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.