Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19948
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RosilanedaSilvaBrito.pdf2,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Retábulo da misericórdia : pintura de ações caritativas
Autor(es): Brito, Rosilane da Silva
Orientador(es): Sá, Andrea Campos de
Assunto: Imagens, ilustrações, etc.
Arte sacra
Arte e religião
Data de apresentação: 8-Dez-2015
Data de publicação: 17-Abr-2018
Referência: BRITO, Rosilane da Silva. Retábulo da misericórdia: pintura de ações caritativas. 2015. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho busca explorar, a partir da ideiadaMisericórdia Divina, as representaçõesdasaçõesdo cotidiano que ilustram osgestos que evocam a assistência aopróximo nas suas necessidades corporais e/ouespirituais-gestos que representam ações caritativas. Tendo por base aminha vivênciacom a Misericórdia Divina,o trabalho tem, a priori, similaridadecom a Arte Naïfe, sobretudo,inspiração nas obras do artista francês Henri Matisse e da brasileira Djanira Silva,artistas domovimento modernista,bem como nas obras do artista brasileiro sacro contemporâneo Cláudio Pastro.O trabalho configura-se como oproduto final dapesquisa iniciada em 2014,cujo desenvolvimentofoi marcado pela experimentação de linguagens artísticas tradicionais –a pintura, o desenho, a colagem –além do uso de ferramentas computacionais,como o desenho digital, por meio da mesa digitalizadora. Na busca poruma representação simples, o trabalho propõe uma reflexão sobre as representações religiosas na arte atual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Plásticas, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons