Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19930
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MateusTeofiloTourinhoNeto.pdf840,32 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPaulino, Fernando Oliveira-
dc.contributor.authorTourinho Neto, Mateus Teófilo-
dc.identifier.citationTOURINHO NETO, Mateus Teófilo. A internet é a bola da vez: o uso do streaming de vídeo na transmissão e no acesso a partidas do futebol brasileiro. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Habilitação em Comunicação Organizacional, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca, em forma de um estudo de caso descrever e contextualizar o cenário das transmissões ao vivo de partidas de futebol no Brasil – e do acesso a elas, diante de novas possibilidades de convergência midiática, considerando o crescimento e popularização do streaming de vídeo na sociedade. A pesquisa se deu por meio de análise de blogs e veículos jornalísticos, além de artigos acadêmicos, que abordassem o tema. Buscou-se, também, entrevistas com funcionários desse meio. No entanto, a tentativa de contato não teve sucesso. Tecnologia criada na década de 1990, mas que só se popularizou nos últimos anos, o streaming de vídeo vem mudando a forma de se assistir à televisão. Historicamente, o futebol tem suas raízes ligadas a esse meio de comunicação, visto que os clubes têm na tevê sua principal fonte de renda, enquanto esta tem no esporte um produto altamente lucrativo. Assim, as transformações causadas pela chegada do streaming de vídeo na tevê se refletem diretamente nas transmissões das partidas de futebol. Apesar de os principais canais esportivos do Brasil já adotarem o uso desse serviço em seus respectivos sites e aplicativos, ainda não é possível concluir se o futuro das transmissões de futebol no país se dará unicamente via streaming de vídeo ou se essa tecnologia continuaria sendo um complemento oferecido pelas operadoras de televisão. Até o presente momento, o que se pode dizer é que para eventos de grande apelo do público, as emissoras ainda não contam com suporte técnico suficiente para transmitir de forma exclusiva via streaming. Porém, este parece ser um mercado que têm atraído grande investimento, o que pode fazer com que esse cenário mude em um futuro próximo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTelevisão - programaspt_BR
dc.subject.keywordStreaming (Tecnologia de transmissão de dados)pt_BR
dc.subject.keywordTecnologia streaming (Telecomunicação)pt_BR
dc.titleA internet é a bola da vez : o uso do streaming de vídeo na transmissão e no acesso a partidas do futebol brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-16T14:46:53Z-
dc.date.available2018-04-16T14:46:53Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19930-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work seeks, through the shape of a case study, to describe and contextualize the scenario of live broadcasts of football matches in Brazil - and the access to them, given new possibilities of media convergence, considering the growth and popularization of video streaming in society. The research was done through the analysis of blogs and journalistic vehicles, as well as academic articles, which approached the theme. We also sought interviews with employees of this environment. However, the attempted contact was unsuccessful. A technology created in the 1990s, but only popularized in recente years, video-streaming has been changing the way we watch television. Historically, football has it roots in this type of media, since clubs have onTV their main source of income, while TV have in sports a highly lucrative produtc. Thus, the transformations caused by thearrival of video streaming on television are reflected directly in the transmissions of football matches. Although the main sports channels in Brazil already adopt the use of this service in their respective websites and applicatvions, it is still not possible to conclude wether the future of football broadcasts in the country will only be via video streaming, or if this technology would only be a complement offered by television operators. So far, what can be said is that for events of great public appeal, the broadcasters do not yet have sufficient technical support to transmit exclusively via streaming. However, this appears to be a market that has attracted large investment, which may make this scenario change in the near future.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons