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dc.contributor.advisorZoghbi, Ana Carolina Pereira-
dc.contributor.authorCarneiro, Letícia Fernandes-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Letícia Fernandes. A relação entre locus of control e desempenho acadêmico: uma análise empírica. 2017. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractDada a recente importância atribuída ao estudo de fatores não-cognitivos na educação, este trabalho tem como objetivo analisar o possível impacto do chamado Locus of Control (uma medida do quão pessoalmente responsável os indivíduos se sentem por aquilo que ocorre em suas vidas) no rendimento acadêmico de estudantes da Universidade de Brasília (UnB). Aqueles que acreditam que suas ações têm papel importante na determinação do decorrer de suas vidas possuem o chamado “locus interno”, enquanto aqueles que acreditam que fatores como destino, fé e sorte têm um papel mais expressivo possuem “locus externo”. Para medir o locus of control dos alunos, foi aplicado um questionário (Trice Academic Locus of Control Scale) em duas turmas de Introdução à Economia da Universidade. Com os dados colhidos, foram rodados diferentes modelos de regressão linear. Os resultados das regressões mostram que existe uma relação positiva entre locus interno e melhor desempenho acadêmico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - desempenho acadêmicopt_BR
dc.subject.keywordLocus de controlept_BR
dc.titleA relação entre locus of control e desempenho acadêmico : uma análise empíricapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-16T14:38:47Z-
dc.date.available2018-04-16T14:38:47Z-
dc.date.submitted2017-12-13-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19928-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Given the recent importance attributed to the study of non-cognitive skills in education, this work aims to analize the possible impact of locus of control (a measure of how personally responsible an individual feels for what happens in his/her life) on the academic achievement of students of the University of Brasília (UnB). Those who believe their actions play an important role in determining the course of their lives are said to have an “internal locus”, while those who believe factors such as destiny, faith and luck have a more expressive role are said to have an “external locus”. To measure the locus of control of the students, the Trice Academic Locus of Control Scale was applied to two Introduction to Economics classes at the University. With the data collected, different linear regression models were tested. The results of the regressions show that there is a positive relation between internal locus and better academic achievement.pt_BR
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