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Título: Sistema S e encargos sociais : custos, benefícios e caminhos possíveis
Autor(es): Andrade, José Matheus Gomes Pessôa
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Sistema S
Qualificações profissionais
Impostos
Encargos sociais
Data de apresentação: 11-Jan-2018
Data de publicação: 16-Abr-2018
Referência: ANDRADE, José Matheus Gomes Pessôa. Sistema S e encargos sociais: custos, benefícios e caminhos possíveis. 2018. viii, 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Na presente monografia avaliaremos a formatação institucional do maior ofertante de qualificação profissional no Brasil, o Sistema S, com ênfase nos impactos de seu financiamento via alíquotas sobre a folha de pagamentos no equilíbrio do mercado de trabalho. Veremos que, para cada 1% de alíquota destinada ao Sistema S, a queda nos salários se situa entre 0,5% a 0,8% e a do nível de emprego entre 0,05% a 0,08%, nos cenários de demanda por trabalho inelástica e elástica, respectivamente. Estes custos podem ser reduzidos caso os trabalhadores ou as firmas percebam ganhos advindos dos serviços financiados pela alíquota. Por outro lado, a evidência empírica falha em rejeitar que elevações salariais após as qualificações oferecidas pelo Sistema S sejam ocasionados exclusivamente pelas características não observáveis dos alunos, tais como motivação e disciplina. Assim, apresentamos diferentes reformas institucionais possíveis a fim de melhorar a eficiência do Sistema S.
Abstract: On the present work we will evalaute the institutional aspects of the largest vocational education and training provider in Brazil, the S-System, with emphasis on the impacts of its financing by payroll taxes on the labor market equilibrium. We will see that, for each 1,0% of levies destined to the S-System, the fall on wages ranges between 0,5% and 0,8% and from 0,05% to 0,0,8% on the employment, in the scenarios of inelastic and elastic labor demand, respectively. These costs can be reduced if the workers or the firms perceives gains from the services financed by the levy. On the other hand, the empirical evidence fails to reject that increases in wages after the S-System courses are exclusively due to non observable characteristics of the students, such as motivation and discipline. Therefore, we present different possible reforms in order to increase the S-System efficiency.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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