Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cabello, Andrea Felippe | - |
dc.contributor.author | Santos, Jhennyson Robert Ribeiro dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jhennyson Robert Ribeiro dos. O desempenho dos estudantes indígenas que ingressaram na UnB pelo convênio FUB/FUNAI entre os anos de 2004 a 2013. 2017. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os indígenas apresentam taxas de alfabetização e de matriculados no ensino superior bem abaixo do relativo a média nacional o que mostra a necessidade de avanços nesse aspecto. Desde 1957, encontra-se registro de dispositivos que afirmam o direito de indígenas à educação e incentivam a articulação da educação escolar indígena nacionalmente. Sobre o ensino superior indígena, marcos importantes como o Projeto Trilhas do Conhecimento, Prouni, Projeto de Lei 3627/2004, Prolind e cotas raciais contribuíram bastante para aumentar o acesso de indígenas nas universidades. Enquanto que o objeto de estudo desse trabalho se direciona para uma política específica de cotas raciais, o convênio FUB/FUNAI estabelecido em 2004 entra a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) visando proporcionar o acesso e a permanência de indígenas de diferentes regiões do país na UnB. Esse trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho dos estudantes indígenas que ingressaram na UnB através do convênio FUB/FUNAI entre os anos de 2004 a 2013. Para tanto foram utilizados dados do SIGRA e de questionários aplicados em 2017 e foram realizadas análises sobre o perfil do estudante indígena da UnB e sobre indicadores do seu desempenho na universidade. Observa-se que convênio FUB/FUNAI adotado de forma pioneira pela UnB contribuiu para expandir a inserção de estudantes indígenas na educação superior pública e gratuita, porém ainda falta muito para garantir a permanência com qualidade de indígenas na universidade de modo que consigam chegar à formatura regularmente e da forma menos traumática possível. Pois o quadro atual é da entrada quase que permanente de indígenas na Universidade de Brasília, mas apenas um percentual mínimo consegue avançar em seus respectivos cursos. Os estudantes enfrentam uma série de dificuldades que devem ser contornadas com a ajuda da universidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índios - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundação Nacional do Índio (FUNAI) | pt_BR |
dc.title | O desempenho dos estudantes indígenas que ingressaram na UnB pelo convênio FUB/FUNAI entre os anos de 2004 a 2013 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-16T12:20:48Z | - |
dc.date.available | 2018-04-16T12:20:48Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19912 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Indigenous peoples have literacy rates and those enrolled in higher education well below the national average, which shows the need for progress in this area. Since 1957, there is a record of devices that affirm the right of indigenous people to education and encourage the articulation of indigenous school education nationally. Regarding indigenous higher education, important milestones such as the Project Trilhas do Conhecimento, Prouni, Law Project 3627/2004, Prolind and racial quotas have contributed greatly to increase the access of indigenous people to universities. While the object of study of this work is directed towards a specific policy of racial quotas, the FUB/FUNAI agreement established in 2004 enters the University of Brasília (UnB) and the National Foundation of the Indian (FUNAI) to provide access and permanence of indigenous people from different regions of the country at UnB. The objective of this study is to analyze the performance of the indigenous students who joined UnB through the FUB/FUNAI agreement between the years of 2004 and 2013. For this purpose, data from SIGRA and questionnaires applied in 2017 were used and analyzes were performed on the profile of the indigenous student of UnB and on indicators of their performance in the university. It is observed that FUB/FUNAI agreement pioneered by UnB contributed to expand the insertion of indigenous students in public and free higher education, but there is still a lot to guarantee the permanence with quality of indigenous in the university so that they can reach graduation regularly and in the least traumatic way possible. For the current picture is of the almost permanent entry of indigenous people at the University of Brasilia, but only a minimal percentage can advance in their respective courses. Students face a number of difficulties that must be circumvented with the help of the university. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.19912 | - |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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