Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19907
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LaraBarriosRoveriJosé.pdf413,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Debate das escolas econômicas acerca da crise do governo de Dilma Rousseff
Autor(es): José, Lara Barrios Roveri
Orientador(es): Freddo, Daniela
Assunto: Crise política
Rousseff, Dilma Vana, 1947- política e governo
Crescimento econômico
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 16-Abr-2018
Referência: JOSÉ, Lara Barrios Roveri. Debate das escolas econômicas acerca da crise do governo de Dilma Rousseff. 2017. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No presente trabalho, busca-se elaborar uma síntese das interpretações da crise econômica que emergiu no fim do Primeiro Governo Dilma Rousseff e permanece até os dias atuais, segundo as principais correntes existentes no debate econômico, abrangendo a heterodoxia e a ortodoxia. Em vista disso, inicialmente, distingue-se essas duas correntes, conforme a orientação de MOLLO (1994), pela aceitação ou não da "Lei de Say" e da Teoria Quantitativa da Moeda". Subsequentemente, discute-se mais a fundo as visões dessas duas correntes, destacando os principais pontos de divergência, como o papel do Estado, do Banco Central, como se dá o crescimento da economia, dicotomia entre Economia Real e Monetária. E por fim, como resultado, as explicações de ambas as correntes para o surgimento da crise do Governo Dilma Rousseff e a forma para superá-la, tema bastante recorrente no ano de 2016 e que gerou inúmeras discussões. A metodologia a ser utilizada nesse trabalho será a de inicialmente definir, segundo Mollo (1994), o que se compreende por Ortodoxia e Heterodoxia econômica. Em seguida, pretende-se debater as ideias de autores representantes dessa linha, sobre o Governo Dilma Rousseff (2011-2016) e como as origens da crise por qual passa a economia brasileira podem ser interpretadas. Para esse fim, o trabalho será dividido em três capítulos: Teoria Heterodoxa, Teoria Ortodoxa e Debate sobre o Governo Dilma Rousseff. Os dois primeiros capítulos serão abordados a parte teórica das duas escolas, os fundamentos e uma pequena análise do governo de Luís Inácio Lula da Silva e uma análise mais aprofundada do governo Dilma Rousseff. O terceiro e último capítulo será abordado uma comparação das duas teorias aplicadas ao governo de Dilma.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons