Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19903
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AnaCarolinaNovaesSilva.pdf833,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do programa de P&D regulado pela ANEEL sobre a geração de patentes e produções científicas
Autor(es): Silva, Ana Carolina Novaes
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Setor Elétrico Brasileiro (SEB)
Inovações tecnológicas
Pesquisa e desenvolvimento
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
Patentes
Data de apresentação: Dez-2017
Data de publicação: 13-Abr-2018
Referência: SILVA, Ana Carolina Novaes. Análise do programa de P&D regulado pela ANEEL sobre a geração de patentes e produções científicas. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O setor elétrico se apresenta como estratégia significativa para o desenvolvimento de qualquer país, porque toda a atividade econômica depende dele. Globalmente, esse setor vem transpassando mudanças significativas em razão do desenvolvimento de novas tecnologias no mercado. Em julho de 2000, a lei brasileira nº 9.991 instituiu o Programa de P&D do Setor Elétrico, regulado pela ANEEL. O Programa determina que as empresas do setor elétrico são obrigadas a investirem 1% da receita operacional líquida (ROL) em projetos de P&D. A partir disso, este estudo tenta responder à seguinte pergunta: quais foram os resultados atingidos pelo Programa no que se refere à geração de pedidos de patentes e produção científica? Alguns estudos buscaram analisar essa relação qualitativa e quantitativamente. Este estudo apresenta um panorama entre os anos de 2001 e 2016 sobre os principais resultados desse encadeamento. O grande número de projetos desenvolvidos e o investimento alocado podem demonstrar o sucesso do Programa. Dada a análise dos resultados apresentados, constatou-se que a obrigatoriedade de investimento em P&D do setor elétrico gerou contribuições proporcionalmente maiores no que tange à produção científica, do que quanto à geração de patentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons