Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucianoVieiraRibeiroFerreira.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma análise da endogeneidade do déficit público no governo Dilma
Autor(es): Ferreira, Luciano Vieira Ribeiro
Orientador(es): Ramos, Carlos Alberto
Assunto: Déficits orçamentários
Orçamento público
Política fiscal
Rousseff, Dilma Vana, 1947- política e governo
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 13-Abr-2018
Referência: FERREIRA, Luciano Vieira Ribeiro. Uma análise da endogeneidade do déficit público no governo Dilma. 2017. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O ano de 2016 se destaca na história do Brasil, entre outros fatores, pelo impeachment à então Presidente Dilma Rousseff. Ainda que pesassem outros fatos no processo de impeachment, um dos pontos da acusação era a situação do déficit fiscal. Um dos argumentos apresentados pela defesa era que o déficit fiscal era oriundo não de negligência do governo, ou de políticas expansionistas mal gerenciadas ou dosadas, mas sim pelo fato de que a economia em desaceleração levou a uma queda de receitas. Tal queda forçou o aparecimento do déficit em virtude da impossibilidade do governo cortar os gastos em que incorria. Para fins de análise, o argumento da defesa pode ser resumido a: “o resultado primário do governo é um fator endógeno à economia”. O objetivo do trabalho proposto é verificar as evidências de que essa proposição seja plausível, dentro da janela temporal do ano de 2001 a 2015 Para tanto o trabalho é estruturado em três capítulos. O primeiro trata de uma revisão teórica acerca de conceitos de macroeconomia relevantes para o estudo. São abordados os dois sentidos da relação entre Produto e Gastos do Governo, e, portanto, todo o substrato da teoria da política fiscal: porque ela impacta o Produto, o que é o efeito multiplicador, porque em momentos de crise o Governo deveria gastar mais, e qual o efeito da dívida pública sobre a capacidade do governo operar na economia com políticas fiscais. O segundo capítulo trata de uma análise das variáveis macroeconômicas no período referido (2001 a 2015). A importância desse capítulo é levantar quais resultados efetivamente se concretizaram na economia dados os respectivos contextos, e analisar como a teoria da política fiscal se encaixa na realidade do quadro brasileiro. O terceiro capítulo traz uma análise sob a perspectiva histórica-institucional. A perspectiva histórica traz uma narrativa dos principais fatos que ditaram a condução da política econômica, a importância deste capítulo é justamente esclarecer as decisões em política econômica e o contexto em que foram tomadas. Já a perspectiva institucional faz um levantamento de duas instituições relevantes para a análise dos gastos do governo: a previdência social, a qual é um dos itens da pauta atual de responsabilidade e reforma fiscal do Governo, e as desonerações fiscais, as quais foram um recurso desenvolvido no fim da primeira década do século XXI e ampliado no início da década seguinte. 8 Cada capítulo é dividido em seções que ajudam a encadear os blocos de raciocínio fundamentais da análise e por fim, a monografia é encerrada com uma seção de considerações finais, colhendo os principais pontos das conclusões dos capítulos anteriores e tecendo o fecho do trabalho. O déficit público tomou um lugar central na pauta econômica da equipe que assumiu o governo após o impeachment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons