Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19897
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NicholasAugustoRibeiro.pdf835,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alinhamento político influencia a concessão de crédito a municípios?
Autor(es): Ribeiro, Nicholas Augusto
Orientador(es): Lehmann, Michael Christian
Assunto: Finanças públicas
Política
Posicionamento político
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 13-Abr-2018
Referência: RIBEIRO, Nicholas Augusto. Alinhamento político influencia a concessão de crédito a municípios? 2017. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Municípios cujos prefeitos são pertencentes ao partido do presidente da república são mais propensos a receber recursos de operações de créditos com aval da União? Este trabalho destina-se a mensurar a influência do alinhamento político entre as esferas do governo brasileiro sobre as concessões de crédito aos entes subnacionais. A estratégia empírica desta pesquisa consiste na análise de dados em painel das concessões de crédito a municípios em relação ao alinhamento político destes com o governo federal entre 2004 e 2014. Os resultados obtidos para o alinhamento político com a esfera federal, embora não corroborem com a literatura preexistente, evidenciam um ambiente institucional específico às operações de crédito e/ou a necessidade de inclusão de mais variáveis no modelo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons