Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19882
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_BrunaPereiraRocha.pdf1,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Amor Dado : webdocumentário sobre o bordado contemporâneo
Autor(es): Rocha, Bruna Pereira
Orientador(es): Moura, Dione Oliveira
Assunto: Webdocumentário
Mulheres
Artesanato
Data de apresentação: 6-Dez-2017
Data de publicação: 11-Abr-2018
Referência: ROCHA, Bruna Pereira. Amor Dado: webdocumentário sobre o bordado contemporâneo. 2017. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os artesanatos são artes milenares que foram passadas às novas gerações e sobrevivem até hoje, mas nem por isso não sofreram transformações. O objetivo desse projeto de pesquisa foi registrar a prática do bordado no cenário urbano brasileiro - no Distrito Federal e em São Paulo - em um registro feito na segunda década do século XXI. Para tanto, tivemos os objetivos específicos de i) investigar como o bordado ganhou novos significados a partir do empoderamento feminino e dos novos papéis da mulher na sociedade brasileira; ii) produzir o webdocumentário Amor Dado , composto por 14 temas, disponível em: www.amordado.wixsite.com/webdoc . O projeto chegou a três principais resultados de pesquisa. O primeiro é que o bordado, nos grupos de praticantes, embora mantenha características tradicionais, transformou-se tanto em uma forma de arteterapia, quanto de expressão de pautas do movimento feminista e de outras temáticas sociais. O segundo, de que o bordado se tornou mais coletivizado e que a prática passou a ser realizada em espaços coletivos urbanos. E por fim, o terceiro resultado observado foi de que as praticantes incluíram as mídias digitais no processo de aprendizagem, difusão dos produtos e das pautas, e comercialização e permuta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2017.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons