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https://bdm.unb.br/handle/10483/19871
Título: | Análise de estudos acadêmicos realizados no Brasil e exterior sobre os impactos do IFRS 9 |
Autor(es): | Macedo, Bruno da Costa |
Orientador(es): | Forster, Rubens Peres |
Assunto: | Valor justo (Contabilidade) Instituições financeiras Instrumentos financeiros |
Data de apresentação: | 8-Fev-2017 |
Data de publicação: | 11-Abr-2018 |
Referência: | MACEDO, Bruno da Costa. Análise de estudos acadêmicos realizados no Brasil e exterior sobre os impactos do IFRS 9. 2018. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de apurar estudos acadêmicos realizados no Brasil e exterior sobre os impactos decorrentes da alteração da norma internacional de instrumentos financeiros – de IAS 39 para IFRS 9 – no que tange às novas classificações e mensurações de ativos financeiros. As quatro categorias de mensuração dos ativos financeiros pelo IAS 39 (valor justo pelo resultado, mantido até o vencimento, empréstimos e recebíveis e disponível para venda) foram eliminadas e introduzidas duas categorias - custo amortizado e valor justo. Desde sua emissão, a norma IAS 39 foi considerada complexa pelos seus usuários. Porém, somente após a eclosão da crise financeira de 2008, as fortes críticas e grande pressão dos usuários, o IASB realizou a revisão e as alterações da norma, sendo emitida a versão completa do IFRS 9 em julho de 2014, com vigência a partir de 1 de janeiro de 2018. Os resultados deste estudo apontaram uma tendência de que as novas alterações propostas no IFRS 9 proporcionem impactos significativos no resultado das empresas, podendo, consequentemente, impactar a rentabilidade e distribuição de dividendos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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