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dc.contributor.advisorCabello, Andrea Felippe-
dc.contributor.authorSantos, André de Oliveira-
dc.identifier.citationSANTOS, André de Oliveira. Curando a doença e matando o inimigo pela linguagem: metáforas e analogias de Mário Henrique Simonsen. 2017. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEstudos de retórica têm enfatizado a importância de metáforas e analogias nos discursos em Economia. Contudo, no Brasil, apesar do uso desses instrumentos literários serem comuns e da discussão de retórica em Economia ser disseminada em círculos de estudos de metodologia, poucos estudos se focaram nos tipos de metáforas usadas por economistas para descrever seus objetos de estudo. Da descrição da inflação como um dragão a ser combatido ou uma doença a ser curada por um "tratamento de choque" (uma política "cold turkey" - outra metáfora em si mesma que mostra que traduções nem sempre são fiéis), a análise de metáforas traz à tona o fato de que algumas ideias são universais enquanto outras são específicas no tempo e no espaço. Este trabalho tem o objetivo de analisar as metáforas e analogias usadas por Mário Henrique Simonsen, um dos mais importantes economistas brasileiros na segunda metade do século XX e um frequente usuário de instrumentos literários. É analisado como isso influenciou a linguagem no debate em vários aspectos durante aquele período. Parte do argumento é mostrar que a escolha da linguagem também tinha impactos no tipo de políticas vistas como adequadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAnálise do discursopt_BR
dc.subject.keywordRetóricapt_BR
dc.subject.keywordSimonsen, Mário Henrique, 1935-1997pt_BR
dc.titleCurando a doença e matando o inimigo pela linguagem : metáforas e analogias de Mário Henrique Simonsenpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-11T12:04:24Z-
dc.date.available2018-04-11T12:04:24Z-
dc.date.submitted2017-06-23-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19869-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Rhetoric studies have been emphasizing the importance of metaphors and analogies in discourse in Economics for some time. However, in Brazil, although the use of these literary instruments is very common and the discussion of rhetoric in Economics is somewhat spread in methodological circles, few studies have focused on the types of metaphors Brazilian economists have used to describe the events they study. From the description of inflation as a dragon to be fought or a disease to be cured by a “tratamento de choque” (a cold turkey policy – another metaphor in itself, which shows that translation is not always faithful), the analysis of metaphors brings out the fact that some ideas are universal while some are very specific to a time and space. This paper aims to analyze the metaphors and analogies chosen by Mário Henrique Simonsen, one of the most important Brazilian economist in the second half of the Twentieth Century and a frequent user of literary instruments. It is analyzed how this influenced the language of the debate on many issues during that period. Part of the argument is to show that the choice of language also had impacts over what type of policies were seen as adequate.pt_BR
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