Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19852
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenanDeOliveiraParreira_tcc.pdf4,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto e desenvolvimento de uma bancada de ensaios para ensino e pesquisa na área de refrigeração
Autor(es): Parreira, Renan de Oliveira
Orientador(es): Pimenta, João Manoel Dias
Assunto: Bancada didática experimental
Refrigeração
Ar condicionado
Torres de resfriamento
Data de apresentação: 23-Nov-2017
Data de publicação: 9-Abr-2018
Referência: PARREIRA, Renan de Oliveira. Projeto e desenvolvimento de uma bancada de ensaios para ensino e pesquisa na área de refrigeração. 2017. xi, 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No campo da Engenharia Mecânica, a utilização de uma bancada experimental de um ciclo de refrigeração por compressão à vapor é de imensa importância nos intuitos do ensino e à nível de pesquisa, onde aborda um tema fundamental na formação do engenheiro mecânico, nos dias atuais. Consoante a tais razões e com o principal objetivo de atender diversas situações de pesquisa e ensino, foi desenvolvido um projeto de um sistema de refrigeração, que visa a flexibilidade na instalação e teste de outros equipamentos e dispositivos auxiliares, e uma aquisição confiável de dados em diferentes pontos do sistema. Ao longo da definição, junto ao professor orientador do projeto, de um plano conceitual para a bancada de ensaios, tendo como base melhores práticas de mercado, definiu-se diversos parâmetros de projeto, como a capacidade de refrigeração aproximada do sistema, sobre os quais foi realizada toda a concepção física e teórica da bancada. Ao fim desse trabalho, chegou-se à um projeto básico da bancada, assim como um plano conceitual bem definido, abordando temas relevantes, como a determinação dos circuitos de água gelada e água de condensação para a bancada, assim como a utilização de um sistema de automação para start-up e aquisição de dados com desenvolvimento de tela de supervisório.
Abstract: In the field of the Mechanical Engineering, the utilization of an experimental refrigeration cycle by vapor compression workbench is of immense importance for teaching purposes and at research level, which abroad a fundamental theme in the formation of the mechanical engineer, in the present days. According to these reasons and with the main purpose of attending different teaching and research situations, was developed a project of a refrigerant system, which aims at flexibility in the installation and testing of others equipments and auxiliary devices, and a reliable data acquisition in different points of the system. Throughout the definition of a conceptual plan for the workbench, together with the project supervisor professor, based on the best market practices, several project parameters were defined, such as the approximate refrigeration capacity of the system, on which the whole physical and theoretical conception of the workbench was carried out. At the end of the work, a basic project of the bench was reached, as well as a well-defined conceptual plan, addressing relevant topics, such as the determination of the chilled water and condensation water circuits for the bench, as well as the use of a automation system for the start-up and data acquisition with supervisory screen development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons