Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paulinyi, Luis Felipe de Aguilar | - |
dc.contributor.author | Leite, Henrique Benfica | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Henrique Benfica. Em busca da quebra do recorde de velocidade urbana em uma bicicleta dupla (tandem). 2017. xii, 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho desenvolveu-se uma rotina de cálculo utilizando o software MATLAB na tentativa de modelar o cenário em que dois atletas (Weimar Pettengill e Adauto Belli) em uma bicicleta tandem (dupla) buscam atingir uma máxima velocidade urbana, suficiente para a quebra do recorde mundial, em um percurso pré-definido. A esta rotina foi implementado um código de algorítmo genético visando obter o fornecimento ideal de potência pelos atletas ao longo da descida. O estudo foi desenvolvido a partir das análises de energia que envolvem o problema, como energia devido ao arrasto, energia cinética, energia potêncial, energia dissipada devido ao atrito. Considerou-se dois atletas amadores, com vários anos de treinamento, o que permite considerálos como atletas de primeira classe. Para o fornecimento de energia foi feita a hipótese de que toda a energia disponível no músculo, energia de fonte anaeróbica, seria consumida sem que houvesse reposição da mesma. Como resultado desse estudo, confirmou-se a grande influência da energia de arrasto e potencial no ciclismo. Além disso, notou-se, a partir de um estudo comparativo, o quão sensível a análise é para a mudança da área frontal dos ciclistas, o que coloca este parâmetro como essencial no estudo do ciclismo e como objeto de otimização para o desenvolvimento no esporte. A partir do resultado da otimização, em condições ideais, aplicando-se as potências especificadas como resultado do algorítmo genético, é possível atingir cerca de 123, 55𝑘𝑚/ℎ. Nota-se, ainda, a necessidade, de estudos mais aprofundados na área da fisiologia humana, a fim de um melhor entendimento do consumo energético e fornecimento de potência dos ciclistas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | MATLAB (Programa de computador) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fisiologia humana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.title | Em busca da quebra do recorde de velocidade urbana em uma bicicleta dupla (tandem) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T11:46:28Z | - |
dc.date.available | 2018-04-09T11:46:28Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19847 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Russomano, Tiago Guedes | - |
dc.description.abstract1 | In the present work, a calculation routine was developed using the MATLAB software in the attempt to model the cenario where two athletes (Weimar Pettengill e Adauto Belli) in a tandem bicycle look foward to reach the maximum possible urban speed, enough to break the world record, in a specific course. A Genetic Algorithm was implemented in this routine in order to obtain the ideal power supply by the athletes along the descent. The study was developed from the energy analyzes that involve the problem, such as energy due to drag, kinetic energy, potential energy, energy dissipated due to friction. Two amateur athletes were considered, with several years of training, which allows them to be considered as first class athletes. For the energy supply, it was considered that all available energy in the muscle, anaerobic energy, would be consumed without being replaced. As a result of this study, the great influence of drag and potencial energy on cycling was confirmed. In addition, it was noted, from a comparative study, how sensitivie the analysis is to the changes of the frontal area of the cyclists, which places this parameter as essencial in the study of cycling and as an optimization object for the development in the sport. From the optimization results, under ideal condition applying the specified powers as a result of the genetic algorithm, it is possible to reach about 123, 55𝑘𝑚/ℎ. It is also worth noting the need for more in-depth studies in the field of human physiology in order to better understand the energy consumption and power supply of cyclists. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
|