Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/19842
Título: | A técnica da marchetaria com madeira de reciclagem em Cruzeiro do Sul - Acre |
Autor(es): | Mendonça, Alissa Silva |
Orientador(es): | Rodrigues, Raquel Nava |
Assunto: | Trabalhos em madeira Arte decorativa Marchetaria (Arte) |
Data de apresentação: | 7-Dez-2017 |
Data de publicação: | 6-Abr-2018 |
Referência: | MENDONÇA, Alissa Silva. A técnica da marchetaria com madeira de reciclagem em Cruzeiro do Sul - Acre. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2017. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco os trabalhos artísticos desenvolvidos no Município de Cruzeiro do Sul – Acre, que na maioria das vezes são utilizados como referenciais artísticos, elementos característicos da região amazônica oriundos da fauna e da flora, que retratam a cultura local. Aponto para importância do trabalho artístico, tendo como matéria prima a madeira de descarte que em nada prejudica o meio ambiente, pelo contrário, serve como uma espécie de reciclagem ambiental, pois o artista usa pedaços de madeira que são descartados pelas indústrias convencionais. Sendo assim, o referido trabalho tem como tema: “A Técnica da Marchetaria com Madeira de Reciclagem em Cruzeiro do Sul – Acre”. O objetivo é mostrar a importância da técnica da marchetaria enquanto arte, e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio de uso de materiais reaproveitados que muitas vezes são descartados pelas indústrias, mas que para um artista ainda tem grande valor. O artista em questão Maqueson Pereira utiliza-se desse tipo de matéria prima para confeccionar suas obras de arte, mostrando para a população que é possível retirar da natureza elementos que venham servir de ferramentas para seu trabalho sem que seja preciso destruí-la. Para tanto é necessário apenas aproveitar o que a própria natureza oferece, neste caso especifico, pedaços de madeira caídos no meio da floresta ou descartados. O referido trabalho se fundamenta em referências que tratam de estudos desenvolvidos com a arte de incrustar madeira como: os escritos de SMITH Elliot (1995), também o trabalho de HADAD Fernando (2009) e uma entrevista com o artista Maqueson, além de outras fontes de pesquisas pela internet. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. |
Aparece na Coleção: | Artes Visuais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons