Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19842
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlissaSilvaMendonca_tcc.pdf941,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A técnica da marchetaria com madeira de reciclagem em Cruzeiro do Sul - Acre
Autor(es): Mendonça, Alissa Silva
Orientador(es): Rodrigues, Raquel Nava
Assunto: Trabalhos em madeira
Arte decorativa
Marchetaria (Arte)
Data de apresentação: 7-Dez-2017
Data de publicação: 6-Abr-2018
Referência: MENDONÇA, Alissa Silva. A técnica da marchetaria com madeira de reciclagem em Cruzeiro do Sul - Acre. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco os trabalhos artísticos desenvolvidos no Município de Cruzeiro do Sul – Acre, que na maioria das vezes são utilizados como referenciais artísticos, elementos característicos da região amazônica oriundos da fauna e da flora, que retratam a cultura local. Aponto para importância do trabalho artístico, tendo como matéria prima a madeira de descarte que em nada prejudica o meio ambiente, pelo contrário, serve como uma espécie de reciclagem ambiental, pois o artista usa pedaços de madeira que são descartados pelas indústrias convencionais. Sendo assim, o referido trabalho tem como tema: “A Técnica da Marchetaria com Madeira de Reciclagem em Cruzeiro do Sul – Acre”. O objetivo é mostrar a importância da técnica da marchetaria enquanto arte, e conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio de uso de materiais reaproveitados que muitas vezes são descartados pelas indústrias, mas que para um artista ainda tem grande valor. O artista em questão Maqueson Pereira utiliza-se desse tipo de matéria prima para confeccionar suas obras de arte, mostrando para a população que é possível retirar da natureza elementos que venham servir de ferramentas para seu trabalho sem que seja preciso destruí-la. Para tanto é necessário apenas aproveitar o que a própria natureza oferece, neste caso especifico, pedaços de madeira caídos no meio da floresta ou descartados. O referido trabalho se fundamenta em referências que tratam de estudos desenvolvidos com a arte de incrustar madeira como: os escritos de SMITH Elliot (1995), também o trabalho de HADAD Fernando (2009) e uma entrevista com o artista Maqueson, além de outras fontes de pesquisas pela internet.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons