Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19833
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ÁtillaEmilianodeLimaGallio.pdf5,71 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenho de software de gerenciamento de portfólio de projetos e de competências para estudantes do curso de Engenharia de Software da UnB
Autor(es): Gallio, Átilla Emiliano de Lima
Orientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Engenharia de software
Benchmarking (Administração)
Prototipagem
Data de apresentação: 30-Nov-2017
Data de publicação: 6-Abr-2018
Referência: GALLIO, Átilla Emiliano de Lima. Desenho de software de gerenciamento de portfólio de projetos e de competências para estudantes do curso de Engenharia de Software da UnB. 2017. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O ato de categorizar conteúdos, na tentativa de facilitar seu acesso e, portanto, otimizar a procura por exemplos de informação referentes a quaisquer pesquisa ocorre desde os primórdios da humanidade, com a óbvia intenção de que a absorção de conceitos e obras fosse mais célere e efetiva. O portfólio é uma ferramenta que, além de dar critérios para organização sucinta de obras e projetos desenvolvidos, demonstra-se como um meio claro e prático de divulgação de habilidades e técnicas profissionais, auxiliando estudantes e profissionais da Engenharia de Software, inclusive, na conquista por vagas de trabalho. Academicamente, o uso de sistemas online de portfólio remonta em maior visibilidade aos estudantes, no sentido de expor seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua graduação, pela eficiência e rapidez com que pode divulgar seus projetos e obras acadêmicas. O presente estudo visa explicar o processo de desenvolvimento de um sistema agregador de portfólios para a UnB-Gama, explicitando o contexto atual da utilização de e-portfólios nas universidades e a prototipação e validação de uma solução que se encaixe nos critérios do curso de engenharia de software da referida universidade, demonstrando suas particularidades e importâncias, além de sua relevância para a formação estudantil e profissional de um graduando do já citado curso.
Abstract: The act of categorizing content, with the intent of facilitating it’s access and, then, otimizing the search for information about any reseach occurs since the beggining of humanity, with the obvious intention of making content absortion easier and more effective. The portfolio is a tool which, besides being a criteria to organizing information and developed projects, becomes a clear and pratical way of showcasing tecnical habilities, helping Software Engineering students and professionals finding jobs. Academically, the usage of online portfolio systems gives students more visibility, in the sense of showcasing their aquired knowledge during his graduation. This monography tries to explain the process of developing a portfolio manager system for the University of Brasilia - Gama.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons