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Título: A influência da alteração dos ratings sobre os retornos de ações brasileiras
Autor(es): Hecht, Gabriel Vaz Dias
Orientador(es): Resende, José Guilherme de Lara
Assunto: Rating de crédito
Risco de crédito
Mercado financeiro
Data de apresentação: 14-Ago-2017
Data de publicação: 4-Abr-2018
Referência: HECHT, Gabriel Vaz Dias. A influência da alteração dos ratings sobre os retornos de ações brasileiras. 2017. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste estudo é entender a influência das variações das classificações de risco (ratings) de empresas brasileiras sobre os retornos das ações dessas empresas. Para tal, foram utilizadas as metodologias de janela do evento de 41 dias e do Market Model, ambas exemplificadas em Campbell et al. (1997). Segundo o Market Model foram estimados os retornos excedentes com base em retornos de 252 dias. Os resultados levam à conclusão de que as janelas do evento determinam o resultado obtido, mesmo assim, os anúncios de rating influenciam nos preços do mercado de ações brasileiro. Porém, ainda que exista a influência dos anúncios de rating, não há como aferir a intensidade e sinal das variações provocadas, considerando que não houve consenso entre as diferentes janelas do evento testadas. Portanto, as datas incluídas no estudo e o tamanho da janela do evento são fatores significantes para estimar a reação do mercado financeiro aos anúncios de rating. Por fim, a hipótese de eficiência de mercado não é rejeitada pelo fato de que os anúncios de rating são refletidos no mercado financeiro, conforme a hipótese propõe para todas as informações.
Abstract: The objective of this study is to understand if the variations on the ratings of Brazilian companies have influence on the returns of the shares of these companies. For this, 41-day event window and Market Model methodologies were used, both of which were exemplified in Campbell et al. (1997). The Market Model estimated surplus returns based on returns of 252 days. The results lead to the conclusion that the windows of the event determine the result obtained, even so, the rating announcements influence the prices of the Brazilian stock market. However, as there was no consensus among the different windows of the event tested, there is no way to affirm the intensity and sign of the variations caused. Therefore, the dates included in the study and the sizes of the event window are significant factors in estimating the financial market reaction to rating announcements. Finally, the hypothesis of market efficiency is not rejected by the fact that the rating announcements are reflected in the financial market, as the hypothesis proposes for all information.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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