Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CarolinaValeRosa_tcc.pdf840,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento do setor financeiro e o crescimento econômico : a robustez do setor financeiro como variável para o crescimento econômico de um país
Autor(es): Rosa, Carolina Vale
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Coorientador(es): Reis, Deborah Oliveira Martins dos
Assunto: Desenvolvimento econômico
Crescimento econômico
Finanças
Data de apresentação: 24-Ago-2017
Data de publicação: 4-Abr-2018
Referência: ROSA, Carolina Vale. O desenvolvimento do setor financeiro e o crescimento econômico: a robustez do setor financeiro como variável para o crescimento econômico de um país. 2017. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Entre a década de 1990 e os dias de hoje houveram avanços significativos na literatura referente à Teoria do Crescimento Econômico. A teoria se desenvolveu de modo a possibilitar a inclusão do desenvolvimento do setor financeiro como proxy para ilustrar a sua correlação com o crescimento econômico e consequente desenvolvimento econômico. Apesar de que a literatura existente mostra que o desenvolvimento do setor financeiro é um potencial contribuinte para o crescimento e desenvolvimento de longo prazo de um país, no entanto, no caso brasileiro a atuação excessiva e pouco criteriosa do BNDES acaba por ter efeitos deletérios sobre a economia nacional, principalmente no que tange às (múltiplas) taxas de juros.
Abstract: Between the 1990s and today significant advances have been made in the literature on Growth Theory. The theory evolved so as to allow the inclusion of financial sector development as a proxy to illustrate its correlation with economic growth and consequent economic development. Although the existing literature shows that the development of the financial sector is a potential contributor to the long-term growth and development of a country, however, in the Brazilian case the national development bank’s (BNDES’) excessive and sloppy participation ends up having deleterious effects on the national economy, especially with regard to (the multiple) interest rates.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons