Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Wander Cleber Maria Pereira da | - |
dc.contributor.author | Borges, Keli Cristina Vieira Sirqueira | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Keli Cristina Vieira Sirqueira. Processo de compartilhamento do conhecimento em laboratórios de P&D. 2016. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A capacidade de uma organização em fazer a gestão do seu conhecimento pode ser o grande diferencial competitivo, principalmente quando se trata de organizações que trabalham com desenvolvimento de software, onde o capital humano é essencial para a sua existência. O conhecimento representa o diferencial competitivo destas organizações. A implementação de abordagens para prover a Gestão do Conhecimento (GC) pode levar tempo, pois depende acima de tudo da cooperação das pessoas. Uma das abordagens citadas neste trabalho como provedora da GC é a Fábrica de Experiências (FE). Em uma FE a organização pode aprender com suas experiências passadas, obtendo resultados mais significativos, melhorando com os seus erros e acertos. Laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento (LPD) no âmbito da engenharia de software são organizações podendo ser compostas por alunos, profissionais de mercado, professores mestres e/ou doutores próprios dos cursos voltados para Tecnologia da Informação (TI). Neste contexto foram criados, na Universidade de Brasília - Faculdade Gama, os laboratórios Fábrica de Software (LFS) e Information Technology Research and Application Center (ITRAC), ambos buscando prover aos alunos de graduação do curso de Engenharia de Software outras experiências como: pesquisa, capacitação e GC. Ambos procuram executar ações inovações, com vistas a estar à frente das necessidades do mercado. Muito conhecimento tem sido gerado nestes laboratórios, porém, quando se trata principalmente do conhecimento tácito, percebe-se que não há mecanismos para prover o compartilhamento do mesmo. A partir desta lacuna, propõe-se neste trabalho um modelo adaptado de FE a ser aplicado a LPD. Apresenta-se também um processo de Compartilhamento do Conhecimento e os resultados obtidos com a execução deste processo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Processo de compartilhamento do conhecimento em laboratórios de P&D | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T15:14:24Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T15:14:24Z | - |
dc.date.submitted | 2016-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/19810 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Freitas, Sérgio Antônio Andrade de | - |
dc.description.abstract1 | The ability of an organization to do the management of its knowledge can be the great competitive differential, especially when it comes to organizations that work with software development, where human capital is essential for its existence. Knowledge represents the competitive differential of these organizations. Implementing approaches to delivering Knowledge Management (KM) can take time, as it depends above all on people's cooperation. One of the approaches cited in this work as a provider of KM is the Experiment Factory (FE). In an FE, the organization can learn from its past experiences, obtaining more meaningful results, improving with its mistakes and successes. Research and Development Laboratories (RDL) in the scope of software engineering are organizations that can be composed of students, market professionals, master teachers and / or doctors of the courses focused on Information Technology (IT). In this context, the Software Factory (LFS) and Information Technology Research and Application Center (ITRAC) laboratories were created at the University of Brasília - Gama Faculty, both of which seek to provide undergraduate students of the Software Engineering course with other experiences, such as: research, training and KM. Both seek to implement innovative actions, in order to be ahead of market needs. Much knowledge has been generated in these laboratories, but when it comes mainly to tacit knowledge, it is perceived that there are no mechanisms to provide the sharing of the same. From this gap, we propose in this work an adapted model of FE to be applied to RDL. Also presented is a process for Sharing in Knowledge and the results obtained with the execution of this process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|