Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19808
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
201_CristianoCostaDeSousa_tcc.pdf4,59 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de publicidade individual baseado em ontologias
Autor(es): Sousa, Cristiano Costa de
Orientador(es): Oliveira, Edgard Costa
Assunto: Publicidade e propaganda
Web semântica
Ontologia
Data de apresentação: 12-Dez-2016
Data de publicação: 3-Abr-2018
Referência: SOUSA, Cristiano Costa de. Sistema de publicidade individual baseado em ontologias. 2016. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A busca constante por estratégias publicitárias, aliadas à evolução da tecnologia, resultam em novas formas de atingir um cliente de forma individual e particular. Tecnologias online coletam dados dos usuários por meio de rastros de navegação e os utilizam para oferecer propagandas direcionadas, mesmo que com diversos problemas nesse processo. Porém estabelecimentos físicos, como shoppings, buscam formas semelhantes para obtenção e processamento de dados dos clientes com propósito análogo: publicidade individual. Este trabalho tem como objetivo o desenho de um Sistema de Publicidade Individual baseado em Ontologias ao qual irá integrar recursos de Web Semântica e ontologias. Mediante pesquisas bibliográficas foi estudado os conceitos para dar apoio à solução, seguido de apreciações de abordagens práticas do uso de ontologias baseadas em perfil de usuário, para efeito comparativo. Com isso foram elicitados os requisitos necessários para a construção de uma ontologia de publicidade direcionada, assim como foi realizado a modelagem e desenho do sistema proposto. Ao final deste trabalho foi provido uma modelagem de uma ontologia para sistema de publicidade individual baseado em perfil de usuário, assim como as especificações e o desenho deste sistema.
Abstract: The constant search for advertising strategies, linked to changes in technology result in new ways to reach an individual and particular form of customer. Online technologies collect user data through navigation tracks and use them to deliver targeted advertisements, even if with many problems in the process. But physical establishments such as malls, seeking similar ways to obtain and customer data processing having a similar purpose: individual advertising. This work aims to design an Individual Advertising System based on User Profile which will integrate Web semantics resources and ontologies. Through literature searches was studied concepts to support the solution, followed by assessments of practical approaches of using ontologies based on user profile, for comparison purposes. With this they were elicited with the requirements for building a targeted advertising ontology, and perform the modeling and design of the proposed system. At the end of this study was provided an ontology modeling for individual advertising system based on user profile, as well as the specifications and the design of the system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons