Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/19807
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LeonardoGomesdosSantos.pdf2,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Escalas do universo : interligando diferentes áreas do conhecimento
Autor(es): Santos, Leonardo Gomes dos
Orientador(es): Costa, Ismael Victor de Lucena
Assunto: Material didático
Unidades de medida
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: 8-Dez-2017
Data de publicação: 3-Abr-2018
Referência: SANTOS, Leonardo Gomes dos. Escalas do universo: interligando diferentes áreas do conhecimento. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O presente trabalho apresenta a proposta de um material didático, inspirado na obra de Isaac Asimov “A medida do Universo”, que busca atualizá-la e apresentar as informações em uma disposição diferente, mais visual e de nossa própria criação. A organização de informações em escalas que não restringem os exemplos a apenas uma área do conhecimento (física, química, biologia, geologia, matemática, entre outras) permite ao leitor fazer relações das quais não havia antes feito. Essas informações serão organizadas em escalas, com eixo que é uma grandeza física. São três eixos (pressão, temperatura e densidade) e, portanto, três escalas. A informação é disposta de acordo com qual medida dessa grandeza ela representa. Acreditamos que esse trabalho facilitará o diálogo entre diferentes áreas, enquanto se ensina, por meio de exemplos conhecidos e/ou desconhecidos, como visualizar as “medidas do universo” no cotidiano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons