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dc.contributor.advisorAndrade, Mário de Oliveira-
dc.contributor.authorSampaio, Daniel Ramos-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Daniel Ramos. FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária. 2017. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA alta competitividade nos setores automotivos exige, cada vez mais, confiabilidade e qualidade dos produtos, e estes dois requisitos podem ser atingidos reduzindo o número de falhas em projetos e processos. A redução de falhas e otimização de sistemas está presente tanto na indústria automotiva quanto na produção de veículos em menor escala, como veículos de competição ou protótipos. Ferramentas como FMEA (failure mode effect and anlysis -Análise do Modo de falha e seus efeitos) e FTA (Fault Tree Analysis -Análise da árvore de falhas), que auxiliam na análise de falhas, são importantes por aumentarem a confiabilidade do produto e documentarem as falhas, seus efeitos, suas causas e ainda, pelo fato de mostrar suas relações, possibilitando que melhorias sejam realizadas baseadas nesses dados.O objetivo deste trabalho é analisar as falhas do sistema de freios de um veículo de competição universitária a partir das ferramentas FTA e FMEA. Descobertas as falhas que apresentam maior risco serão propostas ações de melhoria.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFreios automotivospt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - projetos e construçãopt_BR
dc.titleFMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-02T14:33:28Z-
dc.date.available2018-04-02T14:33:28Z-
dc.date.submitted2017-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/19793-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The high competitiveness in the automotive sector demands, increasingly, reliability and product quality. These two requirements can be achieved by reducing the number of failures in projects and processes. The failure reduction and the system optimization is present in the automotive industry and in the smaller scale production of vehicles, such as racing cars or prototypes. Tools such as FMEA (failure mode effect and anlysis) and FTA (Fault Tree Analysis), which support in the failure analysis, are important for increasing the reliability of the product, register failures, their effects, their causes and because it show their relations, enabling improvements to be made based on these data.The objective of this study is to analyze the brake system failure of a FSAE vehicle based on FMEA and FTA. Found failures with higher NPR improvement action will be proposed.pt_BR
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